×
Loading ...

Paisagismo para um declive no jardim

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma colina ou declive de terreno pode ser um grande problema até mesmo para jardineiros experientes. Declives com grama de turfa são um lugar perigoso e difícil de aparar, mesmo com todo o cuidado. Os declives e as colinas quase sempre apresentam erosão, resultando em solo raso e não apropriado para muitas plantas. Dependendo do tamanho e da inclinação do terreno, é possível considerar a construção de um muro de sustentação,um terraço ou a plantação de arbustos adequados para declives.

Existe uma boa variedade de plantas para o declive do jardim (Summer house in a garden. view. scene,scenic view image by L. Shat from Fotolia.com)

Muro de sustentação

Se o declive do jardim for médio, considere a construção de um muro de sustentação ao longo da borda e o preenchimento do espaço com terra, criando uma área nivelada para plantio. O muro de sustentação pode ser construído com tijolos, blocos decorativos de concreto ou pedras naturais. Um muro baixo, com 1,20 m de altura, é bem decorativo e seguro, no caso de quedas.

Loading...

Terraço

Um terraço é formado por uma série de pequenos muros de sustentação, de 0,30 cm a 0,90 cm de altura, criando vários degraus. É possível plantar flores, ervas, vegetais e arbustos nos espaços criados pelo terraço. Evite árvores e arbustos grandes ou plantas com sistema radicular muito amplo.

Opções de plantas

Se escolher manter o declive natural, há outras opções de plantio. De maneira geral, uma diversidade de árvores, arbustos e perenes funciona melhor num declive do que uma monocultura de cobertura vegetal. Os sistemas radiculares variados seguram a terra, evitando a erosão. Plantas nativas são uma boa escolha; elas se adaptam rápido, já que pertencem à mesma localização geográfica do jardim.

Cautela

A grama de turfa no declive costuma piorar a erosão, devido ao seu sistema radicular raso. Se desejar um gramado, considere uma grama nativa, que não requeira poda, e plante, também, alguns arbustos perenes no declive. De acordo com a Las Pilitas Nursery de São Diego, Califórnia, a cobertura do declive com palha ou manta de paisagismo controla a erosão por um período curto, mas, com o tempo, torna o local sujeito a pragas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...