Que países ainda possuem colônias?

Escrito por clark highsmith | Traduzido por erisana victoriano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que países ainda possuem colônias?
Gibraltar é um território ultramarino da Grã-Bretanha (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Colônias são territórios que não têm representação independente e estão sob o controle político de um Estado. Embora as colônias tenham existido desde os tempos antigos, o número cresceu durante a Era dos Descobrimentos já que um número relativamente pequeno de países, como Portugal e Grã-Bretanha, desenvolveram grandes impérios coloniais. Embora as colônias deixaram de existir no sentido tradicional, uma série de territórios controlados por países soberanos ainda não possuem o direito de auto-governo.

Outras pessoas estão lendo

Americano

A América hoje possui 12 territórios, conhecidos como posses, e duas repúblicas. Territórios incluem Samoa Americana, Guam e Ilhas Virgens dos EUA. Cada território tem um representante sem direito a voto no Congresso. As duas repúblicas são Porto Rico e as Ilhas Marianas do Norte. Nas repúblicas, é permitido uma maior quantidade de liberdade de territórios, mas não se pode votar em eleições nacionais, embora os cidadãos, sujeitos a normas constitucionais, possam concorrer à presidência. A independência de Porto Rico é um problema permanente com os porto-riquenhos em ambos os lados da questão.

Que países ainda possuem colônias?
Porto Rico tornou-se uma colônia dos Estados Unidos em 1898 (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Grã-bretanha

Os territórios britânicos ultramarinos são compostos de 14 ex-colônias sob a soberania da Grã-Bretanha mas não parte do Reino Unido. Territórios proeminentes incluem as Ilhas Cayman, Ilhas Falkland, Gibraltar, Montserrat, Santa Helena, e a Geórgia do Sul e South Sandwich Islands. Os territórios não têm representação no Parlamento, mas têm o direito de auto-determinação. A maioria optou por permanecer sob controle britânico devido a pequenas populações e dependência da ajuda econômica britânica.

Que países ainda possuem colônias?
Grã-Bretanha tem controlado as Ilhas Malvinas desde 1833 (Medioimages/Photodisc/Digital Vision/Getty Images)

França

Os departamentos ultramarinos franceses de Martinica, Guadalupe, Guiana francesa, e Reunion tem os mesmos direitos que aFrança Metropolitana (continente) e não pode ser considerado colônia como tal. Mayotte, Saint-Pierre-et-Miquelon, Polinésia Francesa, Nova Caledônia, Wallis-et-Futuna, Terras Austrais e Antártica Francesa são territórios franceses. As Terras do Sul e Antártica não têm residentes permanentes. Polinésia Francesa é oficialmente uma "País no exterior", com suas próprias eleições democráticas. Nova Caledônia planeja realizar um referendo entre 2014 e 2019 para decidir se continuarão a ser um território francês ou buscarão a independência.

Que países ainda possuem colônias?
Nova Caledônia ficou sob o controle francês em 1853 (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Espanha

África, explorada por potências mundiais ao longo dos séculos, é o lar hoje de uma única, nominal, colônia. O destino de Rio de Oro - localizado na borda ocidental do deserto do Saara - foi suspenso já que a Espanha se retirou em 1976. O território é reivindicado por Marrocos, que invadiu em 1979. Um grupo conhecido como a Frente Polisário contesta a alegação de Marrocos e espera um dia auto-governar o território. Até o impasse de décadas ser resolvido, Rio de Oro é tecnicamente ainda uma colônia espanhola.

Que países ainda possuem colônias?
Rio de Oro depende de água potável importada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Nova Zelândia

Enquanto as colônias são tipicamente associadas a impérios, a pequena colônia de Tokelau pertence à Nova Zelândia. Localizada 483 km ao norte da Samoa Ocidental, os três atóis são regidos nos termos da Lei 1.948 das ilhas Tokelau. Um administrador é nomeado pelo Secretário de Negócios Estrangeiros da Nova Zelândia e a bandeira da Nova Zelândia voa sobre os atóis. Na prática, o povo de Tokelau governam assuntos cotidianos através de três conselhos de anciãos. Os direitos civis e políticos, assuntos internacionais e tribunais da Nova Zelândia se aplicam em Tokelau.

Que países ainda possuem colônias?
Tokelau é composto por três atóis no Oceano Pacífico (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível