×
Loading ...

Como fazer um palco portátil

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Concertos em parques ou cerimônias com cortes de fitas vermelhas são bons exemplos de eventos que poderiam se beneficiar de um sistema de palco portátil. Construir seu próprio palco portátil com plataformas modulares e colunas de madeira 5 cm por 12 cm de madeira compensada é um projeto que a maioria das pessoas que fazem as coisas por si só pode concluir com êxito. Comece perguntando para o diretor do evento quanto de palco precisam e quebre em seções de 1,2 m por 2,4 m, para determinar suas necessidades materiais.

Como fazer um palco portátil (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Construindo uma plataforma de palco

Uma plataforma robusta e reutilizável é a unidade principal. Construa-a a partir de madeira compensada 5 cm por 12 cm. Use madeira tratada, se o palco for criado ao ar livre. Corte quatro tábuas de 5 cm por 12 cm em 1 m. Esses serão as pontas e as partes cruzadas. Coloque uma tábua de 1,9 m de madeira compensada em um par de cavaletes. Faça furos-piloto rebaixados a cada 25 cm, ao redor da borda externa, com 1,9 cm para dentro.

Use uma referência para marcar linhas de 81,3 cm de cada extremidade, de um lado da madeira para o outro. Esse é o lugar onde as barras transversais por baixo serão executadas. Faça furos-pilotos rebaixados ao longo de ambas as linhas, a cada 25,4 cm. Vire o compensado.

Coloque um comprimento total de 5 cm por 12 cm ao longo de cada borda, em pé na borda, lave-o em cada extremidade. Você pode segurá-los no lugar com a mão ou usar uma braçadeira para manter a tábua no lugar. Com uma furadeira sem fio, parafuse no compensado, usando parafusos tratados de plataforma de 6,35 cm.

Marque 1,1 m e 80 cm em cada extremidade entre as arestas, com a tábua na borda. Prenda-os no lugar com parafusos de 6,35 cm em cada buraco.

Faça furos-pilotos em cada canto e na articulação de cada travessa para minimizar rachaduras. Adicione pelo menos dois parafusos em cada uma dessas junções.

Loading...

A construção da coluna de apoio

Corte 4 pedaços de madeira compensada para cada coluna de 60 cm de altura por 45 cm de largura. Entalhe cada peça no final de um lado curto de 7,5 cm de largura por 9 cm de altura.

Cole e pregue peças em conjunto com todos os entalhes, enfrentando o mesmo caminho em uma coluna de 45 cm por 49,5 cm de largura. Faça furos-piloto e adicione pelo menos dois parafusos de plataforma de 3,2 cm tratados em cada junta. A coluna é projetada para manter os cantos de quatro plataformas juntas. Use uma coluna em cada canto, onde duas ou mais plataformas se encontram e um em cada canto do lado de fora.

Adicione grampos para as junções entre as plataformas, para maior estabilidade. Coloque carpete na parte de baixo da madeira compensada ou uma aderência em espuma de isolamento vai ajudar a reduzir o ruído. O ideal é definir o seu estágio em concreto ou asfalto. Use madeira compensada de diferentes alturas como calços, para nivelar colunas, se necessário. Se o cenário estiver sendo instalado na grama, use quadrados de madeira compensada 61 cm² para definir colunas, para evitar afundar-se.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...