Palcos usados em teatro de sombras

Escrito por kelly o'gea | Traduzido por marcella narvaes
Palcos usados em teatro de sombras
O teatro de sombras é uma antiga forma de arte (Henry Gan/Photodisc/Getty Images)

O teatro de sombras é uma forma de entretenimento que já existe há milhares de anos e acredita-se ter se originado na Ásia antiga. Ele pode ser considerado a forma mais antiga de imagens em movimento e é uma forma de arte que ainda é utilizada hoje. O cenário de um teatro de sombras depende significativamente do tipo sendo usado, tradicional ou moderno.

Sobre o teatro de sombras

O teatro de sombras tradicional requer somente as fontes mais básicas para criar uma performance: uma luz, uma tela e uma figura. A fonte de luz tradicional era uma chama, o que dava à tela uma aparência trêmula. Essas exposições simplistas ainda são usadas, mas hoje acrescenta-se também os benefícios da era moderna para essa forma de arte. Embora o teatro de sombras moderno ainda consista dos três elementos básicos, ele também utiliza a nova tecnologia para dar mais profundidade às performances.

Palcos tradicionais

O palco tradicional usado no teatro de sombras normalmente utiliza uma única fonte de luz, como uma lâmpada ou um holofote. A luz ilumina uma armação que tem um papel branco ou um pano esticado entre ela e um tipo de estrutura de madeira integrado na base sobre a qual os bonecos movimentam-se. O marionetista senta-se abaixo da estrutura de madeira para manipular os bonecos enquanto permanece invisível e o público fica do outro lado da estrutura.

Palcos modernos

A tecnologia moderna permitiu que palcos muito mais dinâmicos fossem incorporados na arte do teatro de sombras. Cenários mais complexos podem ser construídos para um grande palco com uma tela estendida, permitindo marionetes em uma escala muito maior. Os cenários construídos à mão também tornaram-se opcionais com o uso de projetores que estão agora sendo utilizados ao encenar as performances. Além disso, a capacidade de usar o plástico para a tela em vez de papel ou pano permitiu que mais cor seja incorporada em produções de teatro de sombras.

Marionetes

Em ambas as produções de teatros de sombras tradicionais e modernos, as marionetes com articulações e membros que se movimentam são consideradas padrão. No entanto, a tecnologia moderna permitiu que as marionetes parecessem mais vivas em oposição aos bonecos de papel colados em uma vara de produções tradicionais. Além disso, as produções de grande escala modernas têm sido capazes de permitir que os próprios atores tornem-se marionetes, movendo-se atrás da tela enorme para criarem a história.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível