Paletas Pantone C vs. CVC

Escrito por fraser sherman Google | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Paletas Pantone C vs. CVC
A biblioteca de cores da Pantone é composta de 1.000 pontos de cores diferentes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A biblioteca de referência de cores da Pantone tem mais de 1.000 cores. Desde o nascimento do sistema em 1963, ela é usada na moda, no design gráfico e em outros programas gráficos de computador. Os termos C e CVC estão entre as designações Pantone para os tipos de papéis nos quais as tintas são utilizadas. Papéis diferentes resultam em paletas ligeiramente diferentes.

Outras pessoas estão lendo

Pantone

A Pantone desenvolveu sua biblioteca de cores original para padronizar as cores das tintas utilizadas na impressão e evitar que cada fabricante definisse as suas próprias cores. A biblioteca de referência de cores da Pantone é uma biblioteca de pontos. Cada ponto tem um lugar no espectro de cores, identificando uma tonalidade ligeiramente diferente que a Pantone etiqueta com um nome distinto. A meta da empresa é estender ao máximo a gama de cores visíveis e que podem ser abrangidas pelas tintas, dando aos usuários um ponto de referência consistente e comum, não importando quem forneça a tinta para a sua impressão.

O sitema de cores

A Pantone começou com 14 cores básicas, incluindo Amarelo, Roxo, Amarelo 012, Azul Processo, Azul Reflexo e Vermelho Rubi. Estas cores, em seguida, se combinaram para criar a paleta Pantone completa. A Pantone 165 C, por exemplo, é uma mistura de 50 por cento de amarelo e vermelho morno. O Pantone Transparente Branco é adicionado ao 163 C e 162 C para uma mistura mais leve, enquanto o 166 C e 167 C incorporam algum Preto para uma tonalidade mais escura. As fórmulas de cores não mudaram ao longo dos anos. Mas, com as mudanças no papel para impressão, a aparência das cores na página também mudou.

C e CVC

Papel CVC e papel CVU referem-se aos papéis utilizados em impressoras de computador: "Computer Video Coated" e "Computer Video Uncoated". Outros nomes no sistema incluem CV para "Computer Video simulations of printed colors" e CE para "Euro Color", referindo-se a uma versão européia da biblioteca. Em 2000, a Pantone desistiu de sua lista de sufixos, incluindo a designação CVC e adotou um sistema uniforme de rotulagem simplificado, com o (C) para Revestido, (U) para não Revestido e (M) para Fosco.

Considerações

Quando a Pantone atualizou seus sufixos de cores, ela também mudou os rótulos na paleta de cores. Isto ocasionará problemas se você trabalha com arquivos mais antigos no Illustrator ou em outros programas de computador que foram criados sob o sistema antigo, pois o número CVC pode não coincidir com o mesmo número no sistema atual. O Illustrator permite que os designers migrem para a paleta mais recente, mas outros tipos de softwares podem utilizar outras abordagens. Como resultado, os designers podem obter resultados de cores diferentes quando trabalharem com arquivos mais antigos em diferentes programas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível