×
Loading ...

Os paletes de madeira são tóxicos em fogueiras?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os paletes são usados em todo o mundo para transportar e armazenar uma infinidade de materiais, desde blocos de concreto a feijões enlatados. Muitas indústrias têm surgido no campo de fabricação, reparos e reciclagem de paletes de madeira usados. Os modelos de plástico estão se tornando mais populares porque, diferentemente dos de madeira, são mais duráveis e resistentes a insetos. Já os de madeira são, muitas vezes, quimicamente tratados com inseticidas e conservantes e não devem ser usados em fogueiras.

Use apenas paletes de madeira não tratados em fogueiras (boxes and pallets image by timur1970 from Fotolia.com)

Produtos químicos em paletes

Os paletes de madeira são comumente tratados com produtos químicos que contêm arsênio, formaldeído e outras substâncias tóxicas. A madeira tratada não deve ser usada para fogueiras, reformas residenciais, paisagismos ou camas para animais por que elas podem liberar substâncias no ar e no solo.

Loading...

Identificando madeira tratada

A madeira que foi quimicamente tratada parece ser mais marrom, cinza ou verde que uma que não foi. Algumas possuem marcas que servem para identificar que elas passaram por tratamento. A madeira pode também ser testada em laboratório ou em campo para se descobrir se há produtos químicos presentes. Quando pintadas, o que é mais fácil de identificar, elas não devem ser queimadas.

Reciclando paletes de madeira

Os paletes de madeira não tratados quimicamente podem ser usados como combustível ou reutilizados em construções ou projetos de paisagismo. Informe-se com autoridades locais ou empresas de reciclagem sobre a melhor maneira de reutilizar e o despejo correto da madeira tratada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...