As palmilhas ortopédicas podem resolver a supinação?

Escrito por susan berg | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As palmilhas ortopédicas podem resolver a supinação?
A supinação dos pés significa movimento de rotação externo excessivo (feet and carpet image by jimcox40 from Fotolia.com)

A supinação é o movimento de rotação externo excessivo do pé e tornozelo durante uma caminhada comum ou corrida. Este movimento pode criar uma pressão extra sobre o pé. A supinação é frequentemente associada a pessoas que têm pés chatos. Ela pode levar a uma série de problemas nos pés e nas pernas, como fascite plantar, síndrome da banda iliotibial, entorses de tornozelo, dor no joelho e dores nas canelas. Uma solução possível é usar palmilhas ortopédicas. Elas podem não ser necessárias em algumas situações. É sempre melhor discutir as opções de tratamento com seu médico antes de tomar qualquer decisão.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Para resolver um problema de supinação, deve-se determinar se você tem supinação. Geralmente, com supinação sempre há o desgaste da parte inferior externa de seus sapatos antes das demais. Olhar para os saltos de seus sapatos é uma boa maneira de verificar se há supinação. Pode-se ter problemas por causa de supinação. Os supinadores frequentemente têm músculos da panturrilha apertados, calos ou joanetes na parte externa do pé ou no quinto dedo do pé, e dores nos pés, frequentemente na esfera ou no calcanhar. Tornozelos torcidos também podem ser um problema.

Causas

O alinhamento impróprio dos ossos das pernas genético normalmente provoca a supinação. Esta condição geralmente é presente ao nascimento, e perceptível em uma idade jovem. Outras causas são as de uma lesão ou um distúrbio dos nervos ou músculos. Pés cavados, inversão de tornozelos, muitas vezes chamado de "perna torta", e tornozelos fracos também podem causar a supinação.

Risco de lesão

O risco mais importante de lesão é que um pé com supinação lhe dá menos flexibilidade e absorção de choque menor do que o normal. Para os corredores, isso normalmente seria como se você batesse seu calcanhar com força e colocasse pressão sobre a palmilha do pé. Isso pode levar a dores nos pés, tornozelos, joelhos, quadris ou parte inferior das costas.

Tratamento

Muitas pessoas têm palmilhas funcionais, e não precisam de palmilhas ortopédicas. Talvez você seja um deles. Se seus pés tiverem palmilhas que podem ser vistas ao estar sentado, mas não quando estiver em pé, provavelmente você se beneficiará usando um pouco as palmilhas ortopédicas. Caso suas palmilhas sejam baixas, mas ainda presentes quando você fica em pé, talvez seja preciso apenas usar solas corretivas. Se necessário, você pode adicionar palmilhas ortopédicas mais tarde.

Caso esteja sentindo um pouco de dor, pode-se usar palmilhas ortopédicas temporariamente, até que a dor desapareça. Elas ajudam na cura de tecidos lesionados, diminuindo o movimento de seus pés. Sete a 10 dias após estar livre de dor, retire a palmilha de seus sapatos. Caso tenha as palmilhas corretas em seus sapatos, a dor no calcanhar não deve voltar.

Embora não seja claro o porquê, uma palmilha ortopédica pode melhorar o movimento em tornozelos invertidos, proporcionando uma base de apoio mais ampla do que a normal para o pé. Comece com uma palmilha de farmácia. Elas são relativamente baratas. Palmilhas personalizadas podem ser uma opção caso uma palmilha de farmácia não seja útil.

Pedir para um profissional examinar a sua maneira de andar pode ajudar. Ele pode fazer as melhores recomendações para a sua situação em particular. Se sua supinação for particularmente preocupante, o médico pode prescrever aparelhos ortopédicos personalizados ou palmilhas ortopédicas, que ajudarão a redistribuir o peso em seus pés. Elas também ajudarão a absorver o choque melhor.

Também é útil esticar os músculos de suas pernas logo depois exercitar-se, quando os músculos estão quentes. Os exercícios que aumentam a força em seus tornozelos irão diminuir o risco de lesões por supinação. Tente equilibrar-se em um pé. Além disso, tente mover seus tornozelos em um movimento circular, enquanto seus pés estão no ar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível