×
Loading ...

Como fazer um pandeiro

O pandeiro requer um nível mínimo de habilidade e coordenação para reproduzir algum som. Você simplesmente bate no centro da pele com sua mão. O som não é tão alto quanto o de outros instrumentos de percussão, então não vai incomodar seus vizinhos. O pandeiro é, então, um bom instrumento para crianças. Você pode usar o pandeiro para brincadeiras de música, para tocar junto com algumas canções ou simplesmente como um instrumento musical. Como ele não tem partes móveis, é o instrumento ideal para ser construído em casa.

Instruções

Parte da borda do pandeiro não deve ter platinelas (sinos) (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Remova a tampa da lata de biscoitos e descarte-a.

    Loading...
  2. Coloque a lata com a abertura para baixo sobre a pele sintética.

    Uma lata circular de bolo ou de biscoito é ideal para o corpo do pandeiro (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Corte a pele sintética com um canivete, usando a lata como modelo. Deixe aproximadamente 1 centímetro de pele extra para ir um pouco além das bordas da lata.

  4. Embeba a pele em água quente por 30 minutos para amaciá-la e deixá-la mais fácil de esticar.

  5. Remova a base da lata. Dependendo da qualidade da sua lata, você vai precisar empurrar por dentro ou vai precisar de uma ferramenta de corte para remover essa base. Se esse for o caso, use o cortador circular para marcar onde a base será retirada e faça isso pelas bordas. Lixe a parte de dentro da lata com uma lima de metal para alisar as bordas irregulares.

  6. Desenhe uma linha de 15 centímetros na lateral da lata. Isso vai delimitar a parte que não terá os guizos, para que quando você segurar o pandeiro os sinos não obstruam sua mão.

  7. Marque na lateral da lata ranhuras igualmente espaçadas de 3,5 centímetros por 0,8 centímetros aproximadamente começando a partir de um dos lados da marca onde não deve ter guizos e indo até o outro lado dessa marca. Faça as ranhuras no centro da lateral da lata.

  8. Corte as ranhuras feitas usando o cortador circular.

  9. Coloque a pele ainda úmida sobre a lata. Segure-a com com seu braço mais fraco para evitar que a pele saia da lata e puxe a borda para a lateral da lata. Grampeie a pele na lateral da lata com o grampeador de tapeceiro. O grampeador ideal é o industrial, como aquele usado em tapeçarias ou para fazer embalagens. Você só precisa esticar a pele. Enquanto ela seca, vai se contrair e a tensão vai aumentar.

  10. Rode a lata em 180 graus (meia volta) e puxe a pele para o ponto oposto ao ponto onde foi colocado o primeiro grampo.

  11. Rode a lata em 90 graus, puxe a pele e grampeie-a.

  12. Rode outros 180 graus, puxe e grampeie a pele. Repita esse processo até que você tenha colocado pelo menos oito grampos igualmente espaçados. Naturalmente, uma lata maior vai precisar de mais grampos.

  13. Corte 3 centímetros de corda para cada abertura lateral da lata.

  14. Passe um pedaço da corda pelo anel na parte de trás do guizo. Passe a corda pela abertura e amarre-a ao redor do aro do pandeiro. Repita esse processo até ter um guizo amarrado a cada abertura da borda do pandeiro. Deixe a pele secar por três horas antes de tocar. Pegue o pandeiro pela borda sem guizos e sinta a pele com sua mão. Se a pele estiver seca, então está pronto para ser tocado. Se ainda estiver úmida, deixe-a secar por mais uma hora.

Loading...

O que você precisa

  • Pele sintética de vitela
  • Canivete
  • Tigela com água quente
  • Lata redonda de biscoito ou de bolo
  • Cortador circular
  • Broca de cortar metal
  • Lima de metal
  • Grampeador para tapeçaria
  • Grampos de 14 mm
  • Corda
  • Guizos ou platinelas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...