O que é uma panela refratária?

Escrito por cassie damewood | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma panela refratária?
As panelas refratárias podem suportar temperaturas mais elevadas do que utensílios de cozinha padrão (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

As panelas refratárias podem suportar temperaturas mais elevadas do que utensílios de cozinha padrão sem deformar ou danificar o acabamento. Sua tolerância ao calor varia e normalmente está presente na embalagem ou nas instruções de uso e manutenção. Se não houver tais informações, suponha que a panela não é refratária.

Outras pessoas estão lendo

Padrões das panelas refratárias

Os padrões das panelas refratárias variam de acordo com o fabricante e normalmente estão claramente nas orientações do fabricante. As diretrizes geralmente se referem à panela como "segura para a grelha" ou "refratária até ..." uma temperatura especificada. As tolerâncias de temperaturas das panelas normalmente variam entre 190° e 260° C. Certas marcas são seguras a temperaturas elevadas, mas não podem ser utilizadas sob grelhas, que expõem os recipientes a temperaturas extremas a poucos centímetros de sua superfície.

Materiais da panela

Panelas de aço inoxidável, alumínio anodizado, alumínio normal, esmaltadas de ferro fundido, ferro fundido comum, de cobre ou de uma liga de metal são geralmente refratárias, contanto que não sejam revestidas com um material antiaderente. Revestimentos antiaderentes geralmente não conseguem resistir a temperaturas extremamente altas pois a intensidade borbulha ou descasca o verniz químico.

Alças e tampas

As panelas feitas de materiais refratários são frequentemente dadas como inseguras para altas temperaturas com base em suas alças ou tampas. A alça da panela ou da tampa feita de madeira, plástico ou silicone pode derreter ou incendiar a altas temperaturas. A menos que especificado nas orientações de consumo, as panelas com tampas de vidro ou acrílico só podem ser usadas com segurança sem a tampa em fornos muito quentes.

Usos comuns

Como muitos alimentos são cozidos a temperaturas moderadas de cerca de 180° C, a maioria dos recipientes são seguros para serem usados no forno e em cima dos fogões. Se você aça aves, peixes ou carnes no forno ou no fogão, use uma panela refratária ou frigideira. Grelhar alimentos em grelhas elétricas ou a gás requer uma panela refratária. Se aplicar na carne ou no peixe uma técnica que exija o aquecimento da panela em temperatura alta por cinco a dez minutos, use uma panela de ferro fundido para garantir o mais alto nível de tolerância ao calor e retenção.

Cuidados e manutenção

Em altas temperaturas os alimentos são assados em seu caldo natural e ficam com uma crosta atraente e uma textura crocante, mas o calor elevado é difícil até mesmo para panelas mais resistentes. Sempre deixe que as panelas quentes esfriem à temperatura ambiente antes de colocá-las em água para proteger as superfícies de rachaduras ou corrosão através de choque térmico. Evite esponjas ou produtos de limpeza abrasivos, e use limpador de prótese ou outros solventes suaves para remover pedaços de comidas pregadas; faça isso através da imersão da panela em água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível