Panelas de cerâmica podem ser usadas em fogões elétricos?

Escrito por louise harding | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Panelas de cerâmica podem ser usadas em fogões elétricos?
A versatilidade das panelas de cerâmica é desejável. (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)

Panelas de cerâmica são resistentes, versáteis e duráveis. Elas podem ser usadas em micro-ondas, fogões à gás e na maioria dos fogões elétricos. Podem ser utilizadas para cozinhar, armazenadas no refrigerador e lavadas em lava-louças. Leia o manual do proprietário que acompanha o produto para se beneficiar completamente das panelas de cerâmica e garantir que são seguras para o seu tipo de fogão.

Outras pessoas estão lendo

Fogão elétrico

Fogões elétricos variam no formato e potência do queimador. Tradicionalmente, fogões elétricos apresentam bobinas altas e achatadas, que ficam quentes com o calor gerado pela eletricidade. Por causa da maneira que o calor irradia dos queimadores de bobina, o cozinheiro pode usar uma temperatura mais baixa com as panelas de cerâmica do que se estivesse cozinhando em um fogão à gãs. Alguns queimadores de fogões elétricos apresentam um disco sólido ao invés das bobinas típicas. Esses discos sólidos são mais fáceis de limpar pois não há vincos ou orifícios para acumular matérias de sujeira ou gordura como no queimador tradicional. Quando panelas de cerâmica são usadas nos queimadores de disco, elas demoram mais para cozinhar, pois o disco esquenta mais lentamente do que os queimadores de bobina.

Fogões elétricos com tampo de vidro

Os fogões elétricos com tampo de vidro são muitas vezes chamados de fogões com tampo achatado, pois o queimador é encapsulado em uma camada plana de vidro com uma ilustração ou simplesmente um anel pintado, para mostrar onde ele fica. O queimador sob o vidro pode ser radiante ou halogêneo. Panelas de cerâmica podem ser usadas em ambos os tipos de queimadores, mas esse material é tão resistente e duro que a panela pode danificar o tampo de vidro se não tomar precauções. Nunca deslize ou arraste a panela sobre o vidro ou ela arranhará a superfície. Panelas com ranhuras ou fundos texturizados podem não cozinhar uniformemente, pois o queimador necessita de contato direto entre o fundo da panela e a superfície de vidro para distribuir o calor uniformemente. Para melhores resultados, utilize panelas de cerâmica com fundos planos.

Fogões elétricos de indução

Não é possível utilizar panelas de cerâmica em fogões elétricos de indução, pois eles exigem utensílios feitos de aço inoxidável ou ferro. Produtos feitos de cerâmica, vidro, alumínio sólido ou cobre não conduzem o calor gerado por um queimador de indução. Um queimador de indução faz a panela cozinhar internamente em vez de aquecer uma bobina, disco ou outro elemento sob a panela. Por isso, a cerâmica é inútil em fogões por indução.

Considerações das panelas de cerâmica

Apesar das panelas de cerâmica serem resistentes, podem quebrar ou lascar se não forem cuidadas adequadamente. Armazene-as com outros utensílios de cerâmica e não com panelas de metal. Elas ficam quentes como qualquer outra panela e podem queimar. Utilize pegadores de panelas quando estiverem quentes para evitar queimaduras. O site de Emile Henry afirma que as panelas da empresa são feitas para funcionar com temperaturas de até 250º C. Vasilhas e panelas quentes de cerâmica devem ser colocadas sobre um tripé, protetor de mesa, pegador de panelas ou toalha quando colocadas sobre mesas ou balcões para evitar danificar as superfícies. Para melhores resultados, sempre tenha comida dentro da panela antes de começar a aquecê-la.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível