Mais
×

Como fazer panfletos de graça em casa

Atualizado em 17 abril, 2017

Apesar da Internet, os panfletos ainda são uma boa maneira de promover negócios e eventos especiais. Eles podem ser simples como uma folha única para entregar na rua ou colocar numa cabina telefônica, ou podem ser elaborados, dobrados em três partes e coloridos para apresentar um novo negócio. Não são difíceis de fazer, mas exigem um pouco de reflexão.

Instruções

Os panfletos podem ser simples como uma folha única para entregar na rua ou colocar numa cabina telefônica, ou podem ser elaborados, dobrados em três partes e coloridos para apresentar um novo negócio (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Decida que tipo de panfleto você precisa. Se precisa de uma folha só, é fácil. Caso precise de um panfleto dobrado em três partes, isso dará um pouco mais de trabalho. O objetivo ditará o design. Por exemplo, se você estiver promovendo uma banda em um bar, a folha única será melhor. Você pode incluir a foto da banda, o título, para quem, o quê, onde, quando e quanto custa tudo numa folha só com um design simples que possa ser lido rapidamente. Se estiver promovendo o seu negócio de cesta de presentes entregue em casa, um panfleto dobrado em três partes será mais adequado para colocar mais detalhes de seus produtos.

  2. Tire as fotos que precisa para o panfleto e transfira-as para seu computador. Mude a cor e tamanho no Photoshop ou em outro software de manipulação de imagem. Se o panfleto for em preto e branco - mesmo que seja impresso em um papel colorido - converta as fotos para tons de cinza. Coloque tudo no mesmo lugar em seu computador para que consiga achar facilmente. Use uma resolução de 200 dpi (dots per inch) ou 300 dpi para uma melhor qualidade da foto.

  3. Escreva o conteúdo do panfleto em um processador de texto. Não use frases longas. Use frases curtas e concisas. Componha parágrafos curtos de não mais que uma frase cada um. Certifique-se de incluir informação de contato ou o lugar onde o evento será realizado junto com o preço. Não é necessário colocar o preço num panfleto de informação sobre um produto porque o objetivo é atrair pessoas para entrarem em contato com você. Porém, ele é necessário no caso de um evento.

  4. Comece sua arte em qualquer software de editoração de texto de sua preferência. Ele pode ser simples como o Microsoft Word ou o Pages, mas usar um deles limitará seu design. Um bom programa de editoração simples e de baixo custo é o Swift Publisher. Para ter uma capacidade melhor de editoração, um programa como o QuarkXPress ou Adobe InDesign é necessário, mas eles são caros. Se você for fazer muitos panfletos ou outras publicações o investimento pode valer a pena.

  5. Posicione as imagens e o texto onde desejar. Não use muitas fontes ou muitas cores. Menos é mais. Imprima uma amostra para verificar erros de digitação e a aparência. Ele tem toda a informação necessária? A arte prende o olhar? Pergunte a outras pessoas o que acham e faça as alterações necessárias.

  6. Imprima a versão final na impressora de sua casa.

Dicas

  • Caso você precise de cerca de 25 folhetos apenas, pode imprimi-los você mesmo. Se precisar de mais, considere ir a uma gráfica e pagar para imprimi-los. Isso será mais barato no longo prazo do que comprar mais papel e recarregar ou trocar os cartuchos da impressora.

O que você precisa

  • Computador
  • Processador de texto
  • Software de manipulação de imagem
  • Software de editoração
  • Impressora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article