Como fazer pão sem farinha de trigo

Escrito por kathryn hatter | Traduzido por andré schwarz
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Como fazer pão sem farinha de trigo
Há alternativas ao trigo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Por alergias ou qualquer outro motivo, você pode evitar a farinha de trigo para fazer pão ao utilizar outros cereais. Pode ser necessário um processo de tentativa e erro para encontrar a receita do pão com a consistência e sabor desejados. Uma combinação de farinha de arroz integral, amido de milho e farinha de trigo sarraceno podem ser a base de um pão semelhante aos feitos com farinha de trigo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Uma colher de sopa de fermento
  • Uma colher de sopa de mel
  • Uma xícara e meia de água morna (a aproximadamente 38º C)
  • Termômetro de leitura instantânea
  • Duas tigelas pequenas
  • Uma xícara e uma colher de sopa de farinha de arroz integral
  • Uma xícara e uma colher de sopa de amido de milho
  • Meia xícara de farinha de trigo sarraceno
  • Um quarto de xícara de fubá
  • Duas colheres de sopa de goma xantana
  • Uma colher de sopa ou menos de sal
  • Dois ovos
  • Uma colher de sopa e meia de óleo de cozinha
  • Uma colher de sopa de vinagre branco ou tinto
  • Copo de medição
  • Tigelas grande e pequena
  • Colher de pau
  • Forma de pão (20 x 10 centímetros)
  • Forno
  • Arrefecedor

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Despeje fermento e mel nas quantidades certas em uma tigela pequena. Adicione água com o copo de medida, ajustando a temperatura com o termômetro. Junte e misture bem os ingredientes e deixe-os descansar até adquirir a consistência de espuma.

  2. 2

    Meça e adicione as farinhas, o amido de milho, fubá, goma xantana e o sal na tigela grande. Mexa suavemente.

  3. 3

    Misture os ovos, óleo de cozinha e vinagre em outra tigela pequena e misture. Adicione a mistura de fermento à de ovos e mexa bem.

  4. 4

    Adicione os ingredientes líquidos aos secos e misture bem com uma colher de pau.

  5. 5

    Coloque a massa em uma bancada coberta com farinha de arroz integral. Amasse em seguida por mais ou menos oito minutos.

  6. 6

    Unte uma tigela grande para colocar a massa. Cubra a tigela com uma toalha e deixe crescer por aproximadamente uma hora, até dobrar o volume. Uma maneira de verificar se já dobrou é colocar o dedo indicador sobre a massa e ver se o recuo provocado pelo dedo continua no lugar. Se desaparecer, deixe crescer mais.

  7. 7

    Soque a massa e coloque-a em uma forma untada. Deixe crescer na forma até que ela dobre de volume novamente e o pão esteja redondo.

  8. 8

    Asse a 180º C por aproximadamente 25 minutos. Estará pronto quando a parte de cima obtiver um dourado marrom e parecer oco quando batido suavemente com os dedos.

  9. 9

    Retire do forno e deixe esfriar em um suporte de metal por aproximadamente 15 minutos. Solte cuidadosamente da forma antes de remover. Deixe esfriar completamente antes de fatiar.

Dicas & Advertências

  • Goma xantana, usado para engrossar e estabilizar a massa, é feito com repolho ou milho. É muito usado por vegans e pessoas alérgicas a certos alimentos.

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