Como fazer pão naan com farinha de grão-de-bico

Escrito por christina lee | Traduzido por samantha g. silva
Como fazer pão naan com farinha de grão-de-bico

Faça farinha de grão-de-bico e utilize-a em receitas de pães indianos, como o naan

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O grão-de-bico, ou gravanço, pode ser moído e transformado em farinha para pães. Nos mercados especializados em produtos indianos, você pode encontrá-la como "farinha de besan". Seu sabor amendoado combina muito bem com pães de trigo, além de ser uma adição saudável e rica em proteínas. O naan, um pão indiano, normalmente contém apenas farinha de trigo comum. No entanto, você pode substituir metade da farinha comum pela farinha de grão-de-bico para um pão mais saudável e saboroso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 2 xícaras de grão-de-bico

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1
    Limpe os grãos, removendo qualquer resíduo

    Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

    Lave os grãos em água fria; se estiver cozinhando para muitas pessoas, aumente a medida. Limpe os grãos cuidadosamente, removendo quaisquer pedras ou resíduos. Examine-os por inteiro, uma vez que as partículas encontram-se geralmente entre os grãos secos. Você pode utilizar uma peneira, mas é mais fácil limpá-los manualmente.

  2. 2

    Deixe os grãos secarem em um ambiente externo durante a noite ou o dia. Se você tentar moê-los ainda úmidos, eles formarão uma massa. Certifique-se de que os grãos estão completamente secos antes de utilizá-los.

  3. 3
    Os grãos-de-bico, quando assados em um frigideira não aderente, se tornam dourados e aromáticos

    Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

    Aqueça uma frigideira não aderente sobre o fogo em temperatura média-alta; coloque os grãos na frigideira aquecida, sem óleo, e torre-os. Mexa até que eles comecem a dourar e a exalar um odor amendoado. Se preferir levá-los ao forno, coloque os grãos em uma assadeira não untada e asse por 15 a 20 minutos a 200 °C. Agite a frigideira constantemente para dourar os grãos por inteiro, sem queimá-los.

  4. 4

    Retire os grãos da frigideira assim que eles adquirirem uma coloração levemente amarronzada, evitando que passem do ponto. Deixe-os descansar até atingirem a temperatura ambiente. O calor faz com que os grãos suem, criando uma camada de umidade que pode arruinar a farinha.

  5. 5
    Embora a coloração seja diferenciada, a consistência da farinha de grão-de-bico deve ser similar à da farinha de trigo comum

    Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

    Moa os grãos no liquidificador ou processador de alimentos. Bata até alcançar uma farinha fina, semelhante à farinha de trigo comum. Isso geralmente leva cerca de dois minutos, mas o tempo pode variar de acordo com o equipamento utilizado.

  6. 6

    Experimente temperar sua farinha de grão-de-bico com diferentes especiarias. Acrescente garam masala, cominho, coentro ou pimenta em pó para adicionar sabor.

  7. 7

    Para a receita do pão naan, substitua até metade da medida de farinha de trigo por farinha de grão-de-bico. Mais do isso produzirá um pão muito massudo. Você também pode experimentar utilizar menos farinha. Se não tiver o costume de utilizar farinhas alternativas, comece substituindo cerca de 1/4 da medida de farinha de trigo pela besan.

Dicas & Advertências

  • A farinha de grão-de-bico também é tradicionalmente utilizada em outro tipo de pão indiano, o chapati. Experimente utilizá-la com outros pães além do naan e escolha sua receita favorita.
  • Reproduzir o sabor amendoado da besan não é fácil. Porém, em uma emergência, você pode substituir o grão-de-bico por ervilhas secas, lentilha vermelha ou verde. A farinha de lentilha possui um sabor menos acentuado, mas funciona bem em receitas de pães.
  • Como outras farinhas produzidas a partir de grãos inteiros, feijões ou castanhas, a besan torna-se rançosa com o tempo. Para prevenir, armazene-a no congelador. Ela pode permanecer congelada por mais de um ano. Verifique se sua farinha de grão-de-bico está ou não rançosa pelo cheiro. Se não funcionar, prove uma pequena porção. Se o cheiro ou o sabor estiverem adulterados, jogue-a fora.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media