×
Loading ...

Por que meu papagaio está agressivo e ficando no fundo da gaiola?

Papagaios são animais muito sociáveis e, na natureza, são presas, e não caçadores. Em cativeiro, há várias razões para os papagaios ficarem agressivos. Ficar no fundo da gaiola é um dos sintomas de agressividade, embora permanecer nesse local não seja necessariamente um problema.

Há muitas razões para o papagaio ficar agressivo no cativeiro (Image by Flickr.com, courtesy of Paul Sapiano)

Tipos de agressão

A manifestação mais comum é a bicada. Dependendo da espécie, demonstrações de agressividade incluem também erguer a crista, estufar as penas, emitir sons diferentes, gritar e ter um comportamento destrutivo.

Loading...

Razões para a agressão

Em geral, a principal razão para a agressividade é o medo. Os papagaios bicam ou emitem sons agressivos quando estão temerosos, como uma forma de enfrentar uma ameaça. A agressividade pode vir também do tédio, negligência ou dos hormônios da época do cio.

Pássaros no funda da gaiola

Certas espécies de papagaios são conhecidas por brincarem no fundo das gaiolas, como os africanos cinza e os quackers. No geral, entretanto, espécies que normalmente não ficam no fundo podem ficar muito doentes se, de repente, passarem a ficar muito tempo lá.

Considerações

Caso suspeite que seu papagaio esteja doente, vá ao veterinário de aves imediatamente. Pássaros podem ocultar uma doença até a hora da morte.

Soluções para a agressividade

Paciência e amor são os dois remédios principais para papagaios agressivos. Eles normalmente reagem ao humor de seus cuidadores, então tente manter-se calmo quando estiver próximo a um pássaro agressivo. A agressividade pode vir também a um elemento do ambiente que entendam como ameaçador, como um novo móvel ou coisas penduradas nas paredes. Tente, portanto, analisar as coisas do ponto de vista do animal.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...