Papéis e responsabilidades de um gerente técnico

Escrito por josienita borlongan | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Papéis e responsabilidades de um gerente técnico
Um bom gerente técnico sabe como equilibrar suas funções técnicas e gerenciais (builder and the project manager image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

Um gerente técnico possui um papel crítico e interessante, não importa em que tipo de empresa ele trabalha e qual o tamanho do grupo de gerentes. Muitas vezes, um gerente técnico exerce duas funções - técnica e gerencial. O sucesso do seu time irá depender de como ele equilibra as duas e mantém as altas demandas no ritmo acelerado que sua equipe suporta.

Outras pessoas estão lendo

Técnica

Um gerente técnico efetivo é alguém que é, também, bem informado. Quando necessário, ele está familiarizado e pode executar todos os níveis de tarefas, como a resolução de problemas técnicos.

Um gerente técnico provê direção técnica para o desenvolvimento, design e integração de sistemas. Ele revisa o trabalho envolvido e segue o projeto por meio de testes e fases de implantação de produção.

Ele pode prover treinamento técnico para sua equipe e pode continuar a treiná-la conforme for necessário. Ele também garante que existam procedimentos técnicos, documentação e políticas padrão postas em prática, o que ele revisa de forma regular. Quando o assunto envolve problemas técnicos que talvez apareçam, o gerente técnico deve ser capaz de tomar a decisão certa com respeito a que soluções implementar. Ele toma uma decisão sobre o que é melhor para a empresa.

Ele verifica se os centros de dados, como os servidores e equipamentos de rede, estão com firmwares, pacotes e códigos atuais e implementa segurança ao sistema que a equipe utiliza através da instalação de firewalls, sensores de detecção de intrusão de host (HIDS) e antivírus. O gerente técnico também implementa a padronização de hardware, clusters e planejamento de capacitação para a alta disponibilidade de equipamentos e aplicações.

Gerenciamento

Um gerente técnico garante que sua equipe opere dentro de um conjunto de orientações técnicas, fornecendo ou sendo coautor em procedimentos padrões de operação. Ele também designa tarefas específicas para cada membro do time e supervisiona o desempenho deles. Agendar horas de trabalho e intervalos é mais uma de suas responsabilidades.

Um gerente técnico envia seu time para treinamentos técnicos e campos de treinamento. Ele se certifica de que eles estejam atualizados em seus licenciamentos e certificações.

Um gerente técnico se reúne com o seu gerente sênior regularmente e o apresenta seu relatório mensal e anual, que inclui o desempenho da sua equipe, orçamentos e status de projetos. Ele pode, também, se reunir com outros gerentes, parceiros técnicos e clientes.

Ele conduz reuniões regulares com suas equipes, tanto como um todo como em discussões individuais. Ele provê à cada membro da equipe um objetivo ou meta que ele irá monitorar, quanto ao progresso e status, ao longo do ano. Ele, então, conduz revisões de desempenho dos membros da equipe e os dá feedbacks, bem como faz recomendações para promoção ou aumento de salário se e quando aplicáveis. O gerente técnico também anuncia cargos em aberto, conduz entrevistas, contrata e demite funcionários.

Orçamento

Reportar e balancear o orçamento da equipe é outra responsabilidade do gerente técnico. Ele garante estar dentro do orçamento sempre. Trabalha de perto com o departamento financeiro prevendo seu orçamento. Quando o assunto é compra de equipamentos, como novos computadores, servidores e telefones celulares, ele faz escolhas apropriadas que irão beneficiar a empresa ao máximo, encontrando formas efetivas de comprar produtos que ainda assim possuam alta qualidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível