×
Loading ...

Como fazer o papel cartão ficar parecido com pergaminho

Atualizado em 17 abril, 2017

Segundo "Canadian Book Binders and Book Artists Guild", o pergaminho é uma antiga superfície de escrita descoberta em Pergamun por volta do século 2 a.C. Ele é feito da carne ou da pele de uma ovelha, logo abaixo da lã. De acordo com a Universidade de Cornell, esse papel, tradicionalmente, é feito a partir da remoção da maior parte das fibras da pele usando a acidez do limão e, em seguida, esticando-a sobre um bastidor para molhá-la e alinhar suas fibras microscópicas usando um raspador. Fazer um papel cartão ficar parecido com um pergaminho é consideravelmente fácil.

Instruções

O pergaminho surgiu 1500 anos antes do papel (recorder on parchment image by Stephen Orsillo from Fotolia.com)

    Método do café

  1. Faça 480 ml de café instantâneo de acordo com as instruções do pacote.

    Loading...
  2. Amasse o papel cartão diversas vezes e, em seguida, alise-o. Coloque-o horizontalmente no fundo de um balde plástico.

  3. Coloque alguns grãos de café sobre o papel para criar pontos de envelhecimento.

  4. Derrame o café quente no balde e deixe o papel de molho por cinco minutos.

  5. Amasse uma toalha de papel e dê batidas leves sobre o papel cartão, prestando atenção especial às áreas com grãos soltos.

  6. Ligue o secador na menor configuração possível e passe-o horizontalmente sobre o papel, trabalhando de cima para baixo em um movimento constante. Continue fazendo isso até que o papel cartão fique totalmente seco.

    Método do vinagre

  1. Amasse o papel cartão diversas vezes e, em seguida, alise-o. Coloque-o horizontalmente no fundo de um balde plástico.

  2. Derrame 480 ml de vinagre balsâmico sobre o papel cartão e deixe-o de molho de dez a 15 minutos.

  3. Ligue o secador na menor configuração possível e passe-o horizontalmente sobre o papel, trabalhando de cima para baixo em um movimento constante até que ele fique totalmente seco.

    Método do chá preto

  1. Lixe suavemente o papel cartão para deixá-lo mais áspero para receber o chá preto.

  2. Amasse o papel cartão diversas vezes e, em seguida, alise-o. Coloque-o horizontalmente no fundo de um balde plástico.

  3. Abra um saquinho de chá e polvilhe seu conteúdo sobre o papel cartão.

  4. Ferva 480 ml de água, acrescente dez saquinhos de chá preto e deixe descansar por dez minutos ou até a mistura ficar escura. Derrame o chá quente sobre o papel cartão e deixe-o de molho por alguns minutos.

  5. Seque o papel cartão em uma pilha de toalhas de papel. Se o resultado não for satisfatório, repita os Passos 3 e 4.

    Método do suco de limão

  1. Lixe suavemente o papel cartão para deixá-lo mais áspero para receber o suco de limão.

  2. Amasse o papel cartão diversas vezes e, em seguida, alise-o. Coloque-o horizontalmente no fundo de um balde plástico.

  3. Corte os limões ao meio e esprema o suco e a polpa sobre o papel cartão até ele ficar encharcado. Deixe-o descansar por dez minutos.

  4. Ligue o secador na maior configuração possível e, segurando a uma distância de cerca de 7 cm da superfície, passe-o horizontalmente sobre a parte superior do papel cartão até que essa área fique totalmente seca. Repita o processo até que todo o papel esteja seco e marrom. Outra opção é colocar uma vela acesa por baixo do papel cartão em algumas áreas para deixá-las ainda mais envelhecidas.

Loading...

Dicas

  • O visual padrão do pergaminho é uma textura fibrosa. Para conseguir imitar isso em papel cartão, você precisará amassá-lo primeiro.

O que você precisa

  • Café instantâneo
  • Chá preto
  • Balde plástico (grande o suficiente para que o papel cartão fique na horizontal)
  • Secador
  • Lixa
  • Toalhas de papel
  • Vinagre balsâmico
  • 6 limões
  • Vela
  • Papel cartão

Referências

Loading ...
Loading ...