×
Loading ...

O papel do engenheiro calculista na construção civíl

Atualizado em 17 abril, 2017

O engenheiro calculista calcula e prepara propostas de oferta para um empregador ou cliente, fazendo o levantamento detalhado do custo do material de construção, da construção como um todo e do lucro estimado.

Engenheiro calculistas preparam propostas (Hard working construction worker at a construction scene. image by Andy Dean from Fotolia.com)

Funções

Para preparar uma proposta, o engenheiro calculista precisa trabalhar com dados topográficos para estimar o tipo e volume dos materiais necessários, o custo da planta e equipamentos, prever as escalas de horário, calcular salários e determinar uma data aproximada de término, mesmo contando com o mau tempo. O resultado será o preço da proposta.

Loading...

Tipos

Enquanto prepara a proposta, engenheiro calculista deve ter a competição em mente. Algumas propostas permitem negociações entre os clientes e as propostas das empresas de construção, onde a experiência e especialização pode atuar como o fator importante para chegar a um preço. Outras propostas são organizadas para determinar e aceitar a proposta mais barata.

Potencial

O engenheiro deve cumprir os curtos prazos, coordenar uma série de informações e, finalmente, conquistar a obra para o empregador ou cliente. O trabalho é predominantemente elaborado em escritório, com alguns requisitos para visitar canteiros de obras. Os avaliadores de construção, na maior parte, são contratados por empreiteiros ou consultorias, mas alguns são autônomos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...