×
Loading ...

O papel dos microtúbulos na divisão celular

Atualizado em 13 junho, 2017

A célula é uma estrutura fechada por uma membrana que serve como corpo para alguns organismos e uma unidade fundamental do tecido do corpo de outros organismos. Enquanto muitas criaturas, como as bactérias, são compostas de apenas uma célula, o corpo humano adulto é composto de aproximadamente 100 trilhões de células. A divisão celular é o processo que facilita o crescimento e a reprodução de todos os organismos. Há muitos componentes e mecanismos envolvidos na divisão celular, e os microtúbulos desempenham um papel crucial.

Os microtúbulos estão envolvidos em divisão celular meiótica e mitótica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Citoplasma

O citoplasma é a substância gelatinosa que preenche o interior da célula. Em organismos de células que não têm núcleo (procariontes), o citoplasma representa tudo que fica dentro da membrana. Para organismos que possuem núcleo celular (eucariontes), o citoplasma é o material que circunda o núcleo e contém outros componentes como os cromossomos.

O citoplasma é composto por filamentos que formam o citoesqueleto, que ajuda a dar estrutura à célula. O maior tipo de filamento que forma o citoesqueleto é o microtúbulo.

Loading...

Microtúbulos

Os microtúbulos são compostos por unidades proteicas chamadas tubulinas. Além de serem componentes do citoplasma, os microtúbulos servem a outras funções incluindo a assistência à mobilidade das células como um material que forma flagelos e cílios. No entanto, é a presença de microtúbulos no citoplasma que se correlaciona com sua função na divisão celular.

Divisão celular

A divisão celular tem três propósitos primários. Primeiro, ela serve como maneira de reprodução para organismos unicelulares. Isso se chama mitose. Em segundo lugar, a divisão celular é o mecanismo usado por organismos multicelulares para crescer e reparar tecidos. Esse segundo processo também é chamado de mitose. E por fim, a divisão também é usada quando um espermatozoide e um óvulo (ou gametas sexuais) são formados. Isso se chama meiose.

Durante a divisão celular, os microtúbulos dentro do citoplasma criam uma estrutura chamada fuso mitótico, que puxa e separa os componentes celulares, cromossomos ou cromatídios (conforme o caso), agrupando-os em extremidades opostas da célula.

Fuso mitótico

Cada vez que uma célula se divide, a rede de microtúbulos dentro do citoplasma é completamente desmanchada, e suas unidades de proteína / tubulina são reunidas para formar o fuso. O fuso mitótico é também chamado de fuso acromático. Ele também desempenha um papel vital na definição de onde será o plano de clivagem, que é o ponto em que a célula se divide em duas, chamadas células-filhas. Os microtúbulos completam a formação do fuso mitótico durante a fase de divisão celular chamada metáfase.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...