×
Loading ...

O papel das mulheres na China tradicional

Atualizado em 19 julho, 2017

Na sociedade chinesa tradicional, as mulheres eram oprimidas e desrespeitadas. O papel delas no país era centrado ao redor da casa, onde era esperado que servissem suas famílias.

Retrato de uma família chinesa tradicional (Creatas/Creatas/Getty Images)

História

Na história antiga, os homens dominavam a sociedade chinesa, enquanto as mulheres eram subordinadas a seus pais, maridos, irmãos e filhos. Os casamentos arranjados deixaram elas praticamente sem voz na sociedade. As mulheres não tinham direitos e privilégios.

Loading...
Alexandre o Grande realizando audiências na China (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Cronograma

As mulheres eram tratadas como escravas, concubinas e prostitutas antes de 1900. Quando Mao Tse-Tung tomou o poder em 1949, ele trabalhou para obter igualdade de gênero e criou políticas para eliminar a opressão das mulheres.

Pôster de Mao Tse-Tung (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Identificação

Na sociedade tradicional chinesa, elas eram identificadas como "Yin", e eles como "Yang". Segundo o site Asiasociety.org, "Yin" significa agradável, passivo, receptivo, obediente, tranquilo e pensativo.

Pintura antiga com o símbolo yin-yang em pergaminho (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Papéis de parentesco

As mulheres eram meras filhas, irmãs, esposas, mães, sogras e cunhadas. Era esperado que elas servissem seus pais na infância, seus maridos durante o casamento e seus filhos quando ficassem viúvas.

Mulher chinesa usando roupas tradicionais (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Mudanças

Apesar de ainda existir alguma descriminação, desde o século 20 as mulheres da China têm sido tratadas de forma mais igual e justa. O povo chinês moderno vê suas mulheres com respeito. Hoje, elas têm acesso a oportunidades de trabalho e estudo.

Retrato de uma mulher de negócios moderna na China (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...