Como um papel de parede que se mexe pode afetar a vida da bateria de um Android?

Escrito por james crider | Traduzido por cleuzeni torres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como um papel de parede que se mexe pode afetar a vida da bateria de um Android?
O Google Nexus One foi o primeiro telefone Android a apresentar a função de live wallpapers (Pool/Getty Images News/Getty Images)

Desde a versão 2.1, ou "Eclair", o sistema operacional do Google, Android, incluiu um recurso chamado "Live Wallpaper". Este recurso permite que imagens animadas ou interativas apareçam atrás da tela principal, dando ao smartphone um estilo personalizado. Infelizmente, muitos aplicativos de Live Wallpaper causam uma desaceleração significativa do sistema operacional e uma perda de bateria do telefone.

Outras pessoas estão lendo

Resumo do Live Wallpaper

Live Wallpapers são programas projetados para telefones Android (versão 2.1 e posteriores), que substituem as imagens estáticas normalmente utilizadas como papel de parede na tela inicial. Live Wallpapers vêm em uma grande variedade - alguns são simples animações em loop, enquanto outros usam a câmera do telefone, GPS, sensor de movimento ou outras ferramentas para criar uma imagem dinâmica. Muitos são sensíveis ao toque, reagindo ao toque do usuário na tela. Apesar da maioria dos novos telefones Android apresentar alguns live wallpapers já instalados de fábrica, muitos usuários fazem o download gratuito ou pago de aplicativos de Live Wallpaper no Android Market.

Perda de bateria

Live Wallpapers gastam mais bateria e mais processos do sistema do que um papel de parede padrão estático. Isto pode causar uma variedade de efeitos adversos, mas um dos principais é o efeito sobre a bateria do telefone. Cada telefone é diferente, mas o consenso entre a comunidade Android é que não há uma grande perda de bateria quando se utiliza Live Wallpapers, normalmente entre 2% e 5% da carga total. Em um telefone que tem uma bateria de 8 horas de conversação e 15 horas de bateria quando em standby, a perda de bateria quando se utiliza um Live Wallpaper representa um máximo de 24 - 45 minutos perdidos, respectivamente.

Outros efeitos adversos

A perda de bateria não é o único impacto negativo dos Live Wallpapers. Executar um aplicativo que seja mal codificado pode diminuir a velocidade do processador do telefone e sobrecarregar a memória de vídeo, resultando em um desempenho lento. Este efeito vai variar dependendo do modelo do telefone e do Live Wallpaper em si - os telefones mais novos podem lidar com Live Wallpapers sem dificuldade, enquanto os mais velhos ou mais baratos terão um impacto mais significativo. Live Wallpapers que utilizam a câmera do telefone, sensor de movimento ou necessitam de uma conexão de Internet ativa irão afetar o desempenho da bateria e velocidade do processador de praticamente qualquer telefone atual.

Verificando o uso da bateria e desinstalação

Você ainda pode querer usar um Live Wallpaper apesar de seu impacto na bateria e no desempenho. Para se ter uma melhor ideia do quanto o aplicativo está afetando a sua bateria, pressione o botão "Home", e então o botão "Menu". Clique em "Configurações", em seguida, clique em "Gerenciador de bateria" e na imagem da bateria que aparece na tela. Encontre o nome do Live Wallpaper na lista para ver o quanto de bateria ele está usando. Se você deseja desinstalar o aplicativo, pressione o botão "Voltar" duas vezes, em seguida, clique em "Aplicativos" e em "Gerenciar aplicativos". Encontre o Live Wallpaper na lista, clique nele e então em "Desinstalar". Na tela seguinte, clique em "OK", depois "OK" novamente. Lembre-se que Live Wallpapers que foram instalados pela fábrica não poderão ser desinstalados pelo usuário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível