×
Loading ...

Papel Picado: Aprenda a fazer bandeirolas mexicanas

As bandeirolas mexicanas feitas com papel de seda, também conhecidas como 'papel picado', são uma decoração comemorativa em muitas celebrações mexicanas, incluindo Cinco de Maio, Natal, Finados e Páscoa. A versão apresentada neste artigo é feita com tecido em vez de papel de seda e dura mais tempo para que você possa utilizar mais de uma vez.

Instruções

Bandeirolas mexicanas (Jonathan Fong)
  1. Será mais fácil cortar o tecido com uma proteção de papel grudada por trás. Borrife um leve jato de adesivo para artesanato em um pedaço de papel de 22 x 28 cm. Utilize um spray que seja de uso temporário ou provisório, já que o papel não deverá grudar permanentemente no tecido.

    Loading...
    Borrife o adesivo na proteção de papel (Jonathan Fong)
  2. Corte um pedaço de tecido um pouco menor que o papel. Coloque-o sobre o lado grudento da folha e alise o pano com as mãos.

    Corte o tecido e coloque-o sobre o papel (Jonathan Fong)
  3. Dobre o papel e o tecido no sentido do comprimento com o papel por fora, pressionando todas as bordas. As que não estiverem cobertas com tecido grudarão por causa do adesivo em spray. Faça desenhos no lado superior da folha dobrada para recortar. Contorne a lateral e a parte de baixo também e, se quiser, faça uma borda ondulada.

    Dobre o papel e faça o desenho (Jonathan Fong)
  4. Comece cortando os desenhos feitos ao longo da borda. Com o papel prendendo o tecido junto, todos os cortes feitos se estenderão nas duas metades do tecido.

    Recorte ao longo das bordas (Jonathan Fong)
  5. Para recortar formas na parte interna do papel, dobre a folha para que as formas fiquem na dobra. Como você poderá ver, as formas simétricas são mais fáceis de trabalhar, já que elas poderão ser dobradas em seu ponto central antes do corte.

    Dobre o papel para recortar formas internas (Jonathan Fong)
  6. Continue cortando as formas, dobrando o papel em vários ângulos para permitir o acesso ao centro. Para os desenhos assimétricos, dobre o papel, faça um entalhe na forma, desdobre a folha e, em seguida, recorte o restante da forma.

    Continue cortando formas internas (Jonathan Fong)
  7. Recorte ao longo das laterais e parte inferior do papel dobrado. Não corte a parte superior, porque o espaço extra em cima será necessário para prender cada bandeirola na fita.

    Corte as bordas laterais e de baixo (Jonathan Fong)
  8. Desdobre o papel e remova o tecido do protetor de papel. Como o adesivo é temporário, o pano descascará facilmente sem deixar resíduos.

    Descasque o tecido do papel (Jonathan Fong)
  9. Corte um pedaço comprido de fita para pendurar as bandeirolas desejadas. Dobre a parte superior de cada uma delas sobre a fita, prendendo-as com fita ou cola de tecido.

    Prenda a bandeirola na fita (Jonathan Fong)
  10. Coloque pelo menos cinco bandeirolas em cada fita e amarre as pontas em árvores ou postes. pendure diversas fitas seguidas para fazer uma decoração comemorativa colorida.

    Pendure as fitas como decoração (Jonathan Fong)
Loading...

Dicas

  • Quando borrifar adesivo no papel protetor, aplique uma fina camada para evitar que o tecido desfie ao ser removido.
  • Deixe pelo menos 60 a 90 cm de fita livre nas extremidades para ter bastante espaço para amarrar ao redor de postes ou árvores.

O que você precisa

  • Tecido em cores lisas sortidas
  • Folhas de papel de 22 x 28 cm
  • Adesivo em spray para artesanato (tipo Low-tack)
  • Caneta
  • Tesoura
  • Fita ou cola de tecido
  • Fita decorativa ou fio
Loading ...
Loading ...