Qual o papel dos produtores em um ecossistema?

Escrito por jessica martinez | Traduzido por camilla silva
Qual o papel dos produtores em um ecossistema?
Plantas verdes são a base da cadeia alimentar de um ecossistema (plants image by Lin from Fotolia.com)

O glossário de ciências on-line da Universidade de Oregon define um ecossistema como "o conjunto de organismos vivos, seu ambiente físico, e todas as suas relações em uma unidade específica do espaço". Um ecossistema é formado por produtores, consumidores e decompositores. Esses organismos formam uma teia bastante coesa, na qual cada um depende do outro para sobreviver e se desenvolver. Os mais importantes desses organismos são os produtores, sem os quais o sistema inteiro iria falhar, e não haveria vida.

Fundamentos do ecossistema

A principal função de um ecossistema é a transferência sistemática de energia de um organismo para outro. Esse fluxo de energia conduz a transferência de nutrientes vitais através do ecossistema, garantindo que cada membro tenha o necessário para viver, crescer e se desenvolver.

Identificação

Produtores são organismos vivos que obtêm sua energia do alimento que eles mesmos produzem. Também são chamados de autótrofos, o que significa "produzem o próprio alimento". Eles são basicamente as plantas, incluindo as plantas vasculares como as árvores, flores e gramas, e plantas não vasculares como musgos e algas.

Função

Em um processo chamado fotossíntese, as plantas convertem a energia radiante da luz solar em energia química. Elas usam essa energia química para converter água e dióxido de carbono em açúcares. As plantas usam alguns dos açúcares que criam para formar partes como caule e folhas. Outros são usados para o crescimento, reprodução e fotossíntese. O resto é armazenado com a planta como um tipo de reserva de energia.

Importância

Produtores são a base de um ecossistema. Todos os outros organismos dependem dos produtores direta ou indiretamente para sobreviver. A fonte de pesquisa de biologia on-line da Marietta College explica que consumidores, ou "heterótrofos", não podem produzir seu próprio alimento e dependem de fontes externas para suprir a energia e os nutrientes. Consumidores primários, ou herbívoros, só comem plantas. Seus corpos absorvem os nutrientes das plantas e transformam os açúcares guardados em energia que eles possam usar ou guardar. Consumidores secundários, ou carnívoros, comem os consumidores primários e metabolizam em energia a proteína contida na carne deles. Decompositores, como os necrófagos, fungos e bactérias, recebem energia e nutrientes de produtores e consumidores mortos. Eles reduzem os organismos mortos aos seus componentes químicos mais básicos. Muitos desses componentes, como o nitrogênio, fósforo e potássio, são vitais para a vida das plantas e seu crescimento saudável.

Considerações

Produtores não apenas produzem alimento para um ecossistema. Eles também liberam oxigênio na atmosfera, como um subproduto do processo de fotossíntese. O oxigênio é essencial para a sobrevivência de animais. Em troca, animais liberam dióxido de carbono no ar, que é um elemento essencial no processo de fotossíntese.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível