O papel do profissional de segurança no local de trabalho

Escrito por audra bianca | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O papel do profissional de segurança no local de trabalho
Anualmente, as práticas de segurança têm reduzido o número de acidentes no local de trabalho (crane image by Deborah Durbin from Fotolia.com)

O papel de um profissional de segurança é ajudar a proteger os trabalhadores de uma empresa, reduzindo a frequência das doenças e dos acidentes ocupacionais. Sua função também é garantir que a força de trabalho seja treinada em várias práticas de segurança. É crescente o número desses profissionais atuando como consultores ou participando ativamente da equipe de gestão.

Outras pessoas estão lendo

Auxiliando a força de trabalho que muda

Esse profissional é responsável por proteger a nova estrutura de força de trabalho que surgiu nas duas últimas décadas. Atualmente, as organizações têm um modelo de gestão mais enxuto, com um número reduzido de supervisão, o que significa que os trabalhadores da linha de produção têm assumido mais responsabilidades diretas pela segurança. Isso acontece por que as empresas que utilizam esse tipo de sistema têm menos gerentes e supervisores, e menos níveis separando os executivos e os trabalhadores. Os funcionários com funções mais complexas pertencem ao segmento de profissionais mais antigos, nascidos depois do fim da Guerra Mundial, ou às gerações mais novas com pouca experiência.

Comunicação

Um profissional de segurança precisa compreender a estrutura de controle de uma organização e a dinâmica humana para ser capaz de escolher os meios mais eficazes de comunicar as questões relacionadas à segurança. Seu papel é incentivar os colaboradores a prevenir acidentes identificando as práticas de segurança que devem seguir em suas áreas de trabalho. O profissional de segurança deve elaborar procedimentos específicos e utilizar um protocolo padrão para comunicar ao departamento quando uma questão precisa ser documentada.

Estabelecendo prazos

Esses profissionais devem estabelecer prazos para os gerentes seguirem o plano de segurança da organização. Anualmente, os gestores devem analisar todas as práticas de segurança atribuídas, leis relacionadas, políticas e procedimentos, equipamentos, inspeções e documentação dos programas e certificações de treinamento e enviar o resultado dessa avaliação para o profissional em segurança. Caso haja algum departamento ou prática administrativa que não esteja em conformidade com as práticas de segurança, o profissional deverá fazer o acompanhamento dessas áreas advertindo e notificando o líder da equipe sobre o prazo apropriado para que as irregularidades sejam corrigidas.

Análise de cargo

É muito importante analisar as tarefas específicas de cada cargo para garantir que o local de trabalho possua políticas e procedimentos abrangentes, incluindo controles administrativos. Ao observar os funcionários em seu ambiente de trabalho normal, o profissional de segurança identifica se as práticas de segurança estão sendo seguidas, como a utilização de equipamentos de proteção individual. Por meio dessa análise e da documentação de todas as práticas observadas e recomendadas, é possível consolidar o programa de segurança da empresa entre seus colaboradores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível