O papel e as responsabilidades do departamento de limpeza e conservação

Escrito por cindy phillips | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O papel e as responsabilidades do departamento de limpeza e conservação
A governança desempenha um papel integral em muitas indústrias (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

O departamento de limpeza é uma parte integrante de diversos setores, mas é mais frequentemente associado com hospitalidade. As prioridades das camareiras em um hotel é manter a limpeza e a aparência dos quartos e das áreas públicas. O papel do departamento de limpeza em outras indústrias pode exigir habilidades mais especializadas, tais como a esterilização e remoção de resíduos perigosos.

Outras pessoas estão lendo

Quartos de hóspedes

Cada vez que um hóspede deixa um quarto de hotel, ele deve ser cuidadosamente limpado para a chegada do próximo hóspede. Todas as roupas de cama e de banho devem ser removidas e lavadas. Serviços de lavanderia também se enquadram no papel do departamento de limpeza, embora muitos hotéis terceirizem esse serviço. O banheiro de hóspedes deve ser lavado e desinfetado, e as toalhas e comodidades reabastecidas. Os quartos devem ser espanados e aspirados. O departamento de limpeza também deve verificar os aparelhos no quarto, como secadores de cabelo, telefones, despertadores e frigobar. Os problemas encontrados devem ser comunicados à recepção ou ao departamento de manutenção. A limpeza também deve alertar à recepção quando as roupas de cama, cortinas, carpetes ou mobília dos quartos estiverem manchadas ou necessitando substituição.

Áreas de uso comum

O departamento de limpeza também é responsável pelas de áreas de uso comum. Os corredores, banheiros, salões, ginásios e outras áreas utilizadas pelos hóspedes precisam ser limpadas regularmente, às vezes, diariamente. Tapetes e carpetes devem ser mantidos aspirados e devem ser limpados com um xampu comercial adequado. Os pisos devem ser limpados e encerrados, enquanto as janelas devem ser mantidas limpas e sem vestígios. Além disso, o departamento de limpeza também reorganizará as áreas públicas, tais como a colocação de móveis de volta no seu devido lugar, cuidados com as almofadas decorativas, recuperação de pratos e copos deixados nos corredores e empilhamento de revistas e folhetos que são dispostos para uso dos hóspedes.

Miscelânea

Suprimentos de material de limpeza e roupa de cama são monitorados pelo departamento de limpeza. Quando os suprimentos estão baixos, eles farão uma solicitação ou alertarão a recepção para que faça o pedido, incluindo roupa de cama e comodidades, como xampu e condicionador. O departamento de limpeza também pode ser chamado para atender os pedidos de clientes para itens como ferros de passar, secadores de cabelo ou roupas de banho extras. Os pedidos especiais por ocasião das reservas, como camas desmontáveis ​​ou berços, também são normalmente tratados por esse departamento.

Fora do ramo de hospedagem

Muitas indústrias fora do ramo de hospedagem incorporam departamentos de limpeza em sua organização. Hospitais contam com um departamento de limpeza para limpar e higienizar os quartos dos pacientes, as áreas comuns e as unidades operacionais. Pode ser necessária formação especializada em lidar com os resíduos hospitalares e esterilização. Grandes corporações utilizam, muitas vezes, departamentos internos para a manutenção de escritórios, banheiros e áreas turísticas. Essas posições podem exigir um trabalho à noite, de modo que a limpeza pode ser feita durante o horário não comercial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível