×
Loading ...

Como fazer papel semente

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer papel caseiro é uma arte antiga, assim como uma maneira engenhosa de reciclar. Crianças e adultos curtem o processo de transformar um papel velho rasgado em algo novo. Acrescentando sementes ao projeto, o papel se torna um criativo presente, convite, cartão ou diário. O papel com sementes encravadas pode produzir um jardim de flores ou vegetais quando plantadas em um vaso ou no solo. Usar sementes colhidas do seu próprio jardim é uma maneira incrível de compartilhar com os amigos e a família.

Instruções

Papel semente feito em casa (Photos: Davidht-Creative Commons Attribution License 2.0)
  1. Rasgue o papel coletado em quadrados de 2,5 cm, ou use um triturador de papel. Sacolas de papel marrom, jornais, revistas, envelopes, correspondência e lenços de papel podem produzir um resultado incrível. Coloque os pedaços pequenos em uma tigela ou balde de água e deixe de molho por de duas a 12 horas, dependendo da espessura, até que o papel comece a desmanchar.

    Loading...
    Sacolas de papel marrom, jornais, revistas, envelopes, correspondência e lenços de papel podem produzir um resultado incrível
  2. Encha o liquidificador até a metade com papel, e acrescente água suficiente para encher até a boca. Liquidifique na rotação baixa à média até que a polpa alcance uma consistência macia e uniforme. Acrescente as sementes chatas de flores ou vegetais e misture vigorosamente.

    Encha o liquidificador até a metade com papel (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  3. Encha a pia ou recipiente raso com de cinco a dez centímetros de água. Acrescente a polpa de papel. Para produzir um papel mais grosso, acrescente mais polpa. Misture para distribuir.

    Encha a pia ou recipiente raso com de cinco a dez centímetros de água (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  4. Coloque o molde para papel reciclado dentro da água, e mova de um lado para o outro até que a tela fique coberta de polpa de papel. Vagarosamente levante o molde pra fora da água. Se a tela mostra áreas desiguais, coloque novamente na água, e repita os passos para acumular mais polpa. Use a seringa cheia com a polpa para preencher pontos pequenos que ficaram vazios. Remova a moldura da água e permita que escorra.

    Papel semente feito em casa
  5. Cuidadosamente deite uma prensa sobre o molde e polpa. Vire toda a unidade em uma superfície plana e firme coberta com pano absorvente. Pressione uma esponja contra a tela para remover a água. Esprema a esponja o quanto for necessário, e repita, removendo o quanto de água for possível. Recoloque o pano abaixo conforme ficar encharcado.

    Esprema a esponja o quanto for necessário (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  6. Separe a moldura do papel gentilmente. Isso requer alguma prática e deve ser feito com cuidado para evitar que o papel se rasgue. Se for de seu desejo, mais sementes podem ser acrescentadas. Polvilhe-as sobre o papel, cubra com um pano absorvente limpo; passe um rolo de macarrão sobre a superfície para encrustar as sementes. Permita que o papel seque ao ar livre em uma superfície plana ou prenda-o em um varal. Se as bordas do papel começarem a enrolar de maneira indesejada, empilhe alguns objetos sobre as bordas, como livros.

    Papel semente
Loading...

Dicas

  • Se o papel se rasgar ao ser removido da tela, coloque de volta no liquidificador e comece o processo novamente.

O que você precisa

  • Variedade de papel rasgado
  • Liquidificador ou triturador de papel
  • Sementes pequenas e planas
  • Pote raso ou pia
  • Moldura para papel reciclado (feito em casa ou comprado)
  • Seringa culinária grande (utilizada para umedecer peru)
  • Pano absorvente
  • Esponja

Referências

Loading ...
Loading ...