Que papel terá a nutrição na carreira de enfermagem?

Escrito por noreen wainwright | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que papel terá a nutrição na carreira de enfermagem?
A compreensão da nutrição é essencial em enfermagem (Food image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

A enfermeira tem um papel chave nos cuidados com o paciente. Geralmente, é o profissional mais próximo do paciente, e passa a maior parte do tempo ao seu lado. Ela desenvolve o entendimento da importância da nutrição durante o seu treinamento. Esse conhecimento será usado ao longo de toda sua carreira. A importância da dieta e da nutrição está interligada a muitas áreas de cuidados de saúde; está intrinsecamente vinculada à saúde e ao bem-estar de cada grupo de pacientes.

Outras pessoas estão lendo

Avaliando as necessidades nutricionais

A enfermeira desenvolve um plano de cuidados com o paciente, quando ele é internado pela primeira vez. Isto inclui uma avaliação nutricional, que é um importante componente do quadro geral do paciente. Ele deve ser pesado e quaisquer problemas com a alimentação devem ser identificados. Esses problemas podem ser: falta de apetite, vômito, dificuldade na deglutição, alergias alimentares, bem como intolerância e alterações na alimentação ou apetite. O paciente pode ter um problema alimentar ligado à sua saúde -- por exemplo, alguém que esteja à espera de uma cirurgia de vesícula pode ser intolerante à gordura.

Que papel terá a nutrição na carreira de enfermagem?
Deve-se fazer uma avaliação do estado nutricional de um paciente (tax form image by yang xiaofeng from Fotolia.com)

O papel da enfermeira na manutenção da nutrição de idosos

Os idosos se tornam desnutridos e desidratados por muitas razões. Podem não ter muita mobilidade, e já não ter o mesmo apetite de antes. Problemas físicos, como refluxo gástrico, podem causar desconforto e relutância em se alimentar. Além disso, podem ter problemas intestinais, como constipação, que também afetam o apetite. Às vezes, o problema é muito óbvio, mas ainda assim pode ser omitido. Um exemplo disto pode ser o fato de que o idoso já não pode abrir latas ou cozinhar por si mesmo. A enfermeira tem um papel na detecção de quaisquer desses problemas e em sua abordagem.

Que papel terá a nutrição na carreira de enfermagem?
Uma pessoa idosa pode ter problemas alimentares (elderly woman image by Anna Chelnokova from Fotolia.com)

Problemas psicológicos

A enfermeira terá um papel na avaliação e planejamento das intervenções nos casos em que há um problema psicológico relacionado à alimentação. A maioria das enfermeiras encontra distúrbios alimentares durante suas carreiras. O seu envolvimento dependerá de muitos fatores, incluindo o ambiente de cuidados ao paciente. Ela pode participar da avaliação inicial e subsequente tratamento de tais pacientes. É necessário que todas as profissionais de enfermagem entendam as causas e o tratamento dos distúrbios alimentares.

Promovendo uma alimentação saudável

Muitas enfermeiras trabalham em ambientes de cuidados de saúde preventivos e públicos. Grande parte de seu papel consistirá em dar informações dietéticas corretas aos pacientes e, algumas vezes, aos parentes. Elas podem fazer recomendações dietéticas a um paciente obeso, que sofra de problemas cardiovasculares ou tenha diabetes. Isto quer dizer que devem ter bom conhecimento de grupos alimentares, e do quê constitui uma dieta balanceada. Também é necessário ter boas habilidades de comunicação que lhes permitam aconselhar e dar informações sem serem condescendentes.

Papel da cura alimentar

As enfermeiras devem ser treinadas quanto ao valor de uma dieta correta para a boa recuperação de uma cirurgia e enfermidade. A proteína tem um papel chave no reparo das células, portanto uma dieta para um paciente convalescente deve incluir quantidades proteicas adequadas. Essas profissionais de saúde devem estar vigilantes em relação à dieta do paciente, ainda que possam não estar diretamente envolvidas na preparação ou distribuição dos alimentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível