O que é o parabenos-mix?

Escrito por carrie forbes | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o parabenos-mix?
O parabenos-mix é um conservador comum utilizado em milhares de produtos (chemical experience image by Sergey Galushko from Fotolia.com)

O parabenos-mix é uma combinação de cinco parabenos diferentes: os ácidos metil, etil, propil, butil e benzil-paraidroxibenzóicos. O parabenos-mix e os parabenos são conservadores químicos comuns usados desde a década de 20 em produtos de uso pessoal, como cosméticos e de cuidados para os cabelos e pele. O parabenos-mix é inodoro e incolor e é encontrado em medicamentos, alimentos, óleos, colas e tecidos. Como vários parabenos são frequentemente usados em um único produto, o parabenos-mix é também utilizado para testes de alergia a esses conservadores.

Outras pessoas estão lendo

Alergias

Alergias ao parabenos-mix são comuns, pois ele é utilizado em milhares de produtos, e as alergias muitas vezes se desenvolvem após a exposição prolongada a pequenas quantidades de qualquer substância. As alergias surgem como erupções cutâneas, também conhecidas como dermatites de contato, podendo piorar com aplicações adicionais. A alergia ao parabenos-mix é diagnosticada realizando um teste de adesivo com uma solução de 15% de parabenos-mix. Se ela for confirmada, os produtos contendo a mistura devem ser evitados, e um creme esteroide tópico pode ser usado para aliviar a erupção alérgica.

Preocupação com a saúde

O uso indiscriminado do parabenos-mix levantou questões acerca de seus efeitos sobre a saúde. A maioria dos parabenos é absorvida através da pele e pode reagir com raios UVB da luz solar, acelerando o envelhecimento cutâneo. O mix também imita o hormônio sexual feminino - o estrógeno. Estudos ligaram suas propriedades semelhantes às desse hormônio com câncer e problemas no sistema reprodutor masculino.

Câncer de mama

Em 2004, um estudo publicado no periódico Journal of Applied Toxicology demonstrou uma ligação entre o câncer de mama e os parabenos, incluindo o parabenos-mix, depois que os cientistas descobriram altas concentrações desses compostos em amostras de tumores. Através dos cosméticos, as mulheres absorvem até 50 mg de parabenos que imitam estrógeno diariamente. Este hormônio está diretamente relacionado ao desenvolvimento do câncer de mama, pela estimulação do crescimento celular. O autor do estudo de 2004 concluiu que os parabenos podem ter contribuído para esse crescimento em excesso.

Regulação

A regulação dos parabenos e do parabenos-mix varia pelo mundo. Nos Estados Unidos, acredita-se que "no momento não há razão para os consumidores se preocuparem a respeito do uso de cosméticos que contêm parabenos", segundo a agência reguladora de alimentos e medicamentos, a FDA. A União Europeia restringe os níveis de parabenos que podem ser utilizados nos produtos. Alguns parabenos são difíceis de serem detectados, porque são listados como "fragrâncias". Elas são consideradas segredos comerciais, por isso não é exigido que os fabricantes listem seu conteúdo.

Reação dos consumidores

Apesar das garantias dadas pelos órgãos reguladores e pela indústria de cosméticos, os consumidores continuam preocupados com os parabenos. Essas preocupações levaram os fabricantes a remover voluntariamente o parabenos-mix e os parabenos individuais de seus produtos. Como resultado dessa pressão pública, é possível encontrar cosméticos e produtos para cuidados da pele rotulados como "livres de parabenos".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível