Saúde

O que é parafina?

Escrito por veronica romualdez | Traduzido por luiz fernando ferreira da silveira
O que é parafina?

Vela de cera

A parafina é definida por Merriam Webster como "uma substância inflamável cristalina cerosa obtida especialmente a partir de destilados de madeira, carvão, petróleo ou de óleo de xisto que é uma mistura complexa de hidrocarbonetos e utilizada principalmente em revestimento, impermeabilização, em velas, na composição de borracha e em produtos farmacêuticos e cosméticos". Há uma grande diversidade de usos da parafina, pois ela é branca, inodora e insípida, o que a torna uma substância importante e valiosa usada em aplicações cotidianas.

Outras pessoas estão lendo

Parafina na fabricação de velas

A fabricação de velas é o uso mais conhecido deste produto. A parafina para essa finalidade pode vir em forma de bolas ou placas. Ela é derretida em banho maria e colocada em um molde ou recipiente e deixado para endurecer. Já que a parafina não tem cor ou odor, corantes e óleos perfumados fabricados especialmente para a produção de velas podem ser facilmente adicionados a ela.

Mergulho na parafina

Um mergulho de parafina, também chamado de um mergulho de cera, é um tratamento usado para aliviar a dor e a rigidez das condições articulares e musculares, como a artrite. Trata-se de parafina derretida e quente, que é aplicada na área afetada do corpo, como as mãos. Elas são repetidamente mergulhadas em parafina e, após o produto esfriar e endurecer, é removido facilmente.

Parafina como material de revestimento

A parafina é usada frequentemente como uma forma de revestimento. Como para fazer papel encerado, além de revestir diferentes tipos de queijo. Os queijos como o Edam e Gouda têm um revestimento grosso vermelho que é feito com cera de parafina para impedir o crescimento de fungos e o endurecimento do queijo.

Parafina usada em vedação

A cera de parafina usada para selar envelopes geralmente vem em forma de bastão e é de cor avermelhada. Ela é derretida utilizando uma fonte de calor, como um isqueiro, e é gotejada na sobre a capa do envelope. Depois, normalmente é carimbada com um selo com uma impressão, como uma imagem ou um monograma. A parafina também é usada para selar frascos, latas e garrafas para impedir que a umidade entre.

Outros usos

Outros usos da cera de parafina incluem deslizamento aplicado à superfície de esquis e pranchas de snowboard, cera de surf para pranchas de surf, aditivo alimentar, agente de revestimento e em testes realizados em laboratórios forenses. Ela também é usada em líquidos, como combustíveis, tintas, corantes, bem como na fabricação de alguns medicamentos e cosméticos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media