×
Loading ...

Como parafrasear adequadamente sem plagiar

Atualizado em 21 julho, 2017

Existe uma fina linha que divide a paráfrase do plágio, pois o propósito da paráfrase é expressar as ideias do autor com outras palavras sem mudar o sentido original. Plágio significa usar as ideias de outra pessoa como se fossem suas sem dar os devidos créditos ao autor. A paráfrase adequada requer bastante concentração, pois alunos plagiam frequentemente, seja acidental ou propositalmente, e isso resulta na reprovação em anos letivos de escola e cursos de faculdade. A melhor maneira de parafrasear é trabalhar de forma independente ao documento e assim reconstruir as ideias do autor como suas.

A paráfrase é uma técnica beneficial no entendimento do significado de um documento (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Escolha de palavras

Usar suas próprias escolhas de palavras para descrever a tese, os pontos e as ideias principais de um documento é um modo adequado de se parafrasear. Os alunos frequentemente têm problemas com paráfrase, pois pensam que devem fazê-la usando as palavras do autor misturadas as deles, o que é incorreto. No entanto, modificar apenas algumas palavras leva ao plágio, pois a escolha de palavras não é muito diferente da do autor. Use um dicionário ou faça a paráfrase sem o documento original perto de você para evitar o plágio.

Loading...

Atribuição

Atribua o trabalho ao autor. Faça isso no começo do resumo, identificando o autor e o título do trabalho ou no decorrer do material parafraseado, usando palavras-chave e frases envoltas por aspas para evitar o plágio. Se você não conseguir encontrar outro modo de refrasear uma ideia do trabalho original do autor, cite a ideia diretamente, mas não abuse das citações diretas, pois sua voz ficará perdida no meio da do autor.

Voz

Mantenha sua própria voz por todo o material parafraseado. Às vezes, os professores pedem que você parafraseie histórias ou documentos antigos, o que pode ser difícil. Localize um ângulo específico do artigo e aborde a tarefa usando seu próprio vocabulário e modelo de escrita para reescrever as ideias do autor. De outro modo, tentar usar a voz do autor leva ao plágio, pois seu documento parafraseado não terá originalidade e você estará usando a voz do autor como suporte para completar a tarefa.

Variedade de frases

Varie as estruturas das suas frases para que elas se diferenciem das ideias do autor. Reescrever o trabalho original é a melhor técnica na paráfrase de um material para evitar o plágio. No entanto, simplesmente rearranjar as palavras e orações leva à "paráfrase de retalhos", que é uma forma de plágio pois, embora você tenha criado um modelo novo, muito do trabalho do autor permanece sem atribuição por aspas e números de páginas. Separar um tempo para entender as ideias do autor antes de tentar parafraseá-las eliminará a possibilidade de plágio.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...