×
Loading ...

Como o paraquedas funciona?

Atualizado em 17 abril, 2017
Os paraquedas funcionam por causa da gravidade e da resistência do ar (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Os paraquedas

Os paraquedas permitem que as pessoas aterrissem com segurança no solo depois de evacuarem um avião, helicóptero ou balão. Eles funcionam por causa da gravidade e da resistência do ar.

Loading...

Gravidade

A gravidade é uma força que atrai os objetos à terra, fazendo com que permaneçam no planeta. Quando um objeto sai de um avião, por exemplo, ele sempre cai em direção à superfície da Terra. O paraquedas também obedecem às leis da gravidade ao descerem até o chão.

Força de arrasto

O lado bom dos paraquedas é que eles não caem rapidamente. Isso ocorre por causa da massa de sua superfície. Quando a pessoa usando o equipamento pula do avião, ela começa a cair. Em uma altura predeterminada, a pessoa ativa o paraquedas, fazendo com que ele abra, expandido seu tecido e criando dessa forma o arrasto ou a resistência do ar. A pessoa e o paraquedas vão continuar a cair, mas a descida é freada rapidamente. Essa força de arrasto permite que a pessoa aterrisse com segurança.

Rochas, penas e pessoas

Sem a resistência do ar, todos os objetos cairiam na mesma velocidade, não importa se for uma pessoa, uma rocha ou uma pena. A rocha, por exemplo, cai mais rápido do que a pena por ter mais massa e ser mais pesada. Ela pode se mover através do ar porque seu peso faz com que as partículas de ar sejam empurradas para fora do caminho rapidamente. Por outro lado, as penas são leves e, portanto, não conseguem mover essas partículas com eficiência. É por isso que uma pena flutua no ar por bastante tempo antes de chegar ao chão, pois ela captura o ar, enquanto que a rocha não consegue fazer o mesmo.

O tecido do paraquedas

O paraquedas é composto por um material fino que cobre uma área grande quando aberto. As partículas de ar ficam presas no material, fazendo o paraquedas inflar, esticando e enchendo o tecido. A pessoa presa ao equipamento também desempenha um papel na resistência do ar. O peso dela ajuda no princípio do arrasto. Isso significa que se o objeto em queda for muito leve, não haverá nenhuma resistência (como a pena). O peso da pessoa combinado com o ar preso no paraquedas possibilita a descida.

Velocidade da queda

Se a pessoa fosse pular de um avião sem paraquedas, ela cairia velozmente, como a rocha. As pessoas são pesadas o suficiente para empurrar as partículas de ar com rapidez à medida em que caem. Entretanto, se o indivíduo estiver preso a um paraquedas aberto, as partículas de ar terão uma superfície enorme para preencher. Quanto maior o equipamento, mais partículas são capturadas.

Loading...
Loading ...
Loading ...