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Como parar de andar com o estilo "pé-de-pato"

Se você anda com os pés apontando ligeiramente para fora, com a maior parte do peso sobre os calcanhares e o arco do pé, então você caminha com o estilo "pé-de-pato". Embora seja funcional, andar dessa maneira pode causar um desgaste desnecessário em seus tornozelos, arcos e pés, além de problemas nas costas, quadris e joelhos. A melhor maneira de evitar isso é parar de andar assim. Isso necessitará de um pouco de prática, pois você precisa quebrar o hábito e substituí-lo por uma caminhada mais natural.

Instruções

Pés apontando para fora (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Tire os sapatos e as meias para ficar com os pés descalços. Ande da maneira que você normalmente faz, com "pé-de-pato", e olhe para seus pés. Concentre-se em como se sente ao fazer isso, onde você coloca seu peso e as sensações em seus pés. Se você estiver determinado a parar com esse modo de andar, precisa primeiro saber as sensações ao caminhar desse jeito.

  2. Endireite seus pés. Eles devem estar paralelos um ao outro, apontando para frente do seu corpo. Isso significa que seus tornozelos, joelhos e quadris devem estar todos alinhados. Endireitar os ângulos retira a pressão de suas articulações e alivia o peso sobre o arco do pé e tornozelos.

  3. Relaxe seus tornozelos. Muitas pessoas tendem a mantê-los rígidos enquanto andam, pressionando-os conforme os movimenta para baixo. Mantenha o tornozelo relaxado ao andar, tornando o impacto suave e não havendo pressão sobre as pernas.

  4. Ande com as pernas endireitadas e mantenha as articulações soltas e relaxadas. Mantenha os pés paralelos e permita que o peito gire um pouco, juntamente com o balanço natural de seus braços. Mantenha sua cabeça erguida enquanto caminha e deixe seu corpo encontrar o ritmo natural. Continue caminhando assim conscientemente que isso acabará se tornando um hábito que irá substituir o andar estilo "pé-de-pato".

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