Como parar de cair no sono durante a leitura

Escrito por ehow contributor | Traduzido por marina costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como parar de cair no sono durante a leitura
Sentar e ter uma boa luz ajudam a manter você acordado e concentrado enquanto lê (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Muitas pessoas nunca terminam um livro. Elas não conseguem estudar efetivamente e, por isso, acabam indo mal em provas. A pilha de livros que precisam ou querem ler vai ficando maior, porque elas não conseguem ficar acordadas por tempo suficiente para terminar qualquer um. Em vez disso, elas acabam baixando a cabeça sempre que tentam começar a ler. Entretanto, algumas mudanças simples podem ser tudo o que essas pessoas precisam para ler mais efetivamente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Treine o seu cérebro para ficar acordado enquanto você lê. Você precisa deixar o seu cérebro saber que você não está lendo como um método para ajudar a dormir, mas sim porque quer saber o que o livro diz. Cada vez que você vai dormir com um livro em suas mãos, o seu cérebro registra isso e pensa que é assim que deve ser. Você precisa fazer ele pensar o contrário.

  2. 2

    Pare de ler imediatamente e acorde quando você sentir que está cochilando durante a leitura. Faça alguns polichinelos, beba algum café ou tome um banho frio. Fazer essas coisas irá dizer ao seu cérebro que ler não deveria deixá-lo sonolento, deveria energizá-lo. Eventualmente, seu cérebro irá entender as novas pistas e parar de engatilhar o mecanismo de "ficando pronto para dormir" toda vez que um livro estiver em suas mãos.

  3. 3

    Sente-se reto. É muito mais difícil ficar acordado se você está de bobeira na sua cama ou deitado no sofá. Encontre uma cadeira firme de costas retas e sente-se nela ou até fique em pé. Você não tem que ler sempre assim, mas fazer isso por algum tempo vai ensinar o seu cérebro que ficar acordado enquanto você lê é o que ele deveria estar fazendo.

  4. 4

    Leia livros que sejam interessantes e que chamem a sua atenção. É difícil para o seu cérebro desligar para dormir se você está consumido pelo o que está lendo. Pelo menos até que você perca o hábito de cair do sono enquanto lê, leia livros que realmente o interessem. Pense sobre o que você está lendo, seja um leitor ativo. Ler é uma atividade e muitas pessoas se esquecem disso. Mesmo que você esteja sentado quietamente com um livro nas suas mãos, o seu cérebro deveria estar fazendo ginástica mental.

  5. 5

    Leia em uma hora apropriada do dia. Se você lê algumas páginas do livro e então vai dormir, você treina o seu cérebro para ficar pronto para dormir toda vez que lê. Descubra a que horas você está mais acordado durante o dia e use-as para ler. Para algumas pessoas, esse momento é logo quando elas acordam de manhã. Outros ficam mais acordados no começo da noite. Se você fica sonolento toda tarde depois do almoço, não tente ler nesse momento, pois é muito provável que você caia no sono. Faça uma corrida pela manhã, tome uma xícara de café, sente-se e leia um pouco do seu livro. Você pode descobrir que não tem nenhum estímulo para cair no sono, pois o seu corpo está muito acordado.

  6. 6

    Tente ler em voz alta. Isso pode soar bobo, mas ler alto ajuda a ativar uma nova seção do seu cérebro. Se você é bom em aprender com áudio, isso pode ajudá-lo a aprender ainda mais. Leia o livro em voz alta para si mesmo na frente de um espelho e, muito provavelmente, vai ser impossível que você caia no sono.

Dicas & Advertências

  • Lembre-se de escolher um lugar bem iluminado para ler, mas sem que tenha um brilho intenso.
  • Cuidado com as distrações que possam interferir com a sua leitura. Conversas, música ou televisão irão atrair a sua atenção. Entretanto, música instrumental pode fornecer um bom fundo que bloqueia outros barulhos e aumenta a sua habilidade de concentração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível