×
Loading ...

Como parar a diarreia em razão de uma dieta com teor elevado de proteína

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As dietas com teor elevado de proteína são populares, pois ajudam o corpo a ganhar músculo, e graças às suas tendências de baixo teor de carboidratos, elas também ajudam a perder peso. Contudo, o alto teor de proteína traz um inconveniente: problemas gástricos, que podem tomar a forma de uma diarreia, constipação ou uma incômoda combinação de ambos. A proteína em si não é um problema para seu sistema, mas como as dietas com alto teor proteico geralmente eliminam ou reduzem dramaticamente outros tipos de alimentos como frutas e vegetais, o desequilíbrio é na verdade o que cria o problema. Enquanto seu corpo se acostuma à nova dieta com o tempo, você pode seguir alguns passos durante o período inicial de sua dieta para minimizar seu desconforto gástrico.

Instruções

A dieta de alto teor proteico traz inconvenientes, como problemas gástricos (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Beba muita água. Isso não só irá mantê-lo hidratado, como também diluirá os componentes da dieta que estão fazendo seu estômago se rebelar. É comumente recomendado que você beba 8 copos de 250 ml de água por dia. Contudo, você pode beber mais que isso, contanto que não se sinta inchado ou enjoado.

    Loading...
  2. Complemente sua dieta com fibra se você estiver com diarreia ou constipação (que é comum nas dietas de alto teor proteico). Se estiver com diarreia, você pode pensar que fibras são uma má ideia, mas estabelecer uma ingestão saudável de fibra irá ajudar seu sistema digestivo a se adaptar à nova dieta. Suplementos de fibra estão disponíveis na forma de pó, pílula, ou você pode ingeri-los na forma de alimentos consumindo muffins, arroz ou grãos integrais. Geralmente, se você estiver em uma dieta de alto teor de proteína, provavelmente não irá consumir muitos muffins, portanto, provavelmente irá preferir o suplemento.

  3. Tome vitaminas. As dietas que se focam em um só elemento - proteína, nesse caso - frequentemente causam deficiências de vitaminas, pois você está negligenciando outros aspectos de uma dieta saudável. Deficiências de vitaminas podem exacerbar o desconforto intestinal e contribuir com a diarreia. Tome um complexo multivitamínico apropriado para sua idade e sexo para garantir que você está suprindo suas necessidades nutricionais. Se você estiver particularmente preocupado com qualquer vitamina, consulte seu nutricionista antes de começar a dieta.

  4. Coma frutas e vegetais frescos. Dietas com alto teor de proteína frequentemente excluem diversas frutas frescas e vegetais, preferindo focar-se principalmente em carnes e saladas simples que possuem baixo valor nutricional. Até mesmo se sua dieta for de baixo teor de carboidrato e alto teor de proteína, você não pode excluir frutas frescas e vegetais de sua dieta e evitar a diarreia, pois a falta deles criará um grave desequilíbrio em seu sistema intestinal, que pode até mesmo levar à putrefação ao invés de uma digestão normal.

  5. Evite cafeína, que é um diurético natural. Quando consumida juntamente de uma dieta de alto teor proteico, a cafeína quase sempre causará diarreia. Durante sua dieta, ou até seu corpo se acostumar com as mudanças em seus hábitos alimentares, você terá de aceitar a perda de seu café matutino.

Loading...

Dicas

  • Consulte um médico antes de começar qualquer dieta para perda de peso.

O que você precisa

  • Suplemento de fibra
  • Complexo multivitamínico
  • Frutas frescas e vegetais

Referências

Loading ...
Loading ...