Mais
×

Como parar um vazamento em uma junção de um tubo de drenagem de PVC

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os tubos de drenagem e ventilação de PVC, apesar de muito resistentes, adquirem rachaduras ou furos se forem acidentalmente golpeados. Além disso, os vazamentos nos canos de esgoto devem ser tratados com rapidez, já que o derramamento dos resíduos cria riscos para a saúde. A massa epóxi é aplicada rapidamente no tubo danificado e cria uma vedação à prova d'água. A massa vem em um tubo em duas cores separadas e, após ser misturada até obter uma única cor, reage com o ar e é facilmente aplicada à tubulação, levando três horas para secar-se completamente.

Instruções

As rachaduras que ocorrem em tubulações de PVC podem ser reparadas com massa epóxi (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe todo o óleo ou sujeira da área danificada da junção do tubo de PVC usando um pano e solvente. Escove ao redor da superfície da área danificada com uma escova de aço para criar escoriações leves, pois isso ajudará na aderência da massa ao PVC.

  2. Corte a quantidade desejada de massa epóxi utilizando um estilete. Misture, com as mãos, as duas cores de massa até obter uma única cor; use luvas de borracha se ela irritar sua pele. Coloque a massa na superfície danificada da junção do tubo, certificando-se de que ela cubra 1 cm da junção em todas as direções da rachadura ou área danificada. Aplique a massa dentro de dois minutos após misturá-la.

  3. Alise a massa com os dedos úmidos durante a fase de secagem e lave as mãos com sabão e água quente, imediatamente após sua aplicação.

Dicas

  • A massa epóxi tem uma resistência à compressão de 4.760 kg/cm², por isso é muito forte e resiste a golpes acidentais.
  • Espere três horas, para que a massa seque completamente, antes de utilizar o tubo de esgoto.

O que você precisa

  • Pano
  • Solvente
  • Escova de aço
  • Estilete
  • Massa epóxi
  • Água
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article