on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como parar o vento que entra por baixo da porta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando uma porta não cabe perfeitamente na abertura, há frequentemente uma abertura grande entre o chão e a parte de baixo da porta. Se a abertura é deixada aberta, ar frio pode entrar na casa, criando uma corrente de ar frio que diminui a eficiência da energia. Para eliminar este problema, proprietários de casas podem usar ferramentas especiais para fechar a abertura da porta ou minimizar a entrada de ar. Existem muitas opções disponíveis, e a maioria é relativamente barata e fácil de instalar.

Instruções

Escolha a melhor maneira de prevenir correntes de ar que passam por baixo da porta (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)
  1. Use uma soleira para preencher espaços grandes. Uma soleira é um dispositivo de madeira, metal ou borracha que cobre o chão embaixo da porta. Ache uma unidade que tenha o comprimento correto da abertura, e cheque se encaixa bem em termos de altura. Se a abertura embaixo da sua porta for de cerca de 1,25 cm, por exemplo, é necessário uma soleira menor que 1,25 cm para que a porta ainda tenha espaço suficiente para abrir e fechar. Fixe a soleira no lugar certo usando parafusos ou uma cavilha de metal, dependendo do tipo de chão que tiver em casa.

    Loading...
  2. Coloque um vedante. Um vedante para portas é uma maneira efetiva de bloquear passagens de ar entre a porta e o chão ou soleira. Procure por um vedante montado que possa ser parafusado à base da sua porta. Unidades em neoprene ou vinil tendem a bloquear a maior parte do ar, mas podem rachar em temperaturas muito baixas. Os de náilon deixam passar um pouco de ar, mas são mais duráveis. Use uma serra para cortar no tamanho certo e instalar no exterior da porta usando pregos ou parafusos.

  3. Considere usar anéis de vedação ou impermeabilizantes para bloquear a entrada de ar pelos cantos. Mesmo depois de ter colocado soleira e vedante, o ar pode passar pelas frestas. Use um selante de neoprene ou feltro para completar a base da porta. Coloque-os entre a porta e o molde, certificando-se que a porta ainda feche completamente sem interferência do impermeabilizante.

  4. Escolha um vedante automático se o vedante atual estiver raspando muito no chão. Em casas com carpete grosso, o vedante pode emperrar no chão e fazer com que a porta fique difícil de manejar. Um vedante automático é aquele que é contraído quando a porta é aberta, então automaticamente volta a vedar quando a porta estiver fechada. Alguns podem ser montados na superfície exterior da porta usando furadeira e parafusos. Ajuste os parafusos na base do aparelho para arrumar a altura do vedante.

  5. Procure por vedantes automáticos para colocar dentro da porta se não gosta dos modelos que são instalados na superfície da mesma. Quando instalados na superfície, podem ser um tanto volumosos e interferir em outros aparelhos. Para encaixar na parte de baixo da porta, tire-a das dobradiças e use a máquina de desbastar para encaixar a unidade que escolheu. Parafuse o vedante na base da porta e ajuste a altura. O vedante se retrairá automaticamente para evitar que raspe no chão, e manterá a corrente de ar fora de casa sem mudar a aparência da sua porta.

Loading...

O que você precisa

  • Impermeabilizante
  • Vedante para portas
  • Soleira
  • Vedante automático para porta
  • Furadeira
  • Máquina de desbastar

Referências

Loading ...
Loading ...