A parede de destaque deve ser a parede maior ou a parede do fundo?

Escrito por dana sparks | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A parede de destaque deve ser a parede maior ou a parede do fundo?
Uma parede de destaque dá personalidade ao cômodo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Existem diversas boas razões para colocar uma parede de destaque no plano de design. Este é o jeito mais fácil de dar cor ao espaço, além de agir como elemento decorativo e ajudar a emoldurar o ponto focal de um cômodo. Pelo preço de um galão de tinta, você pode dar ao cômodo um visual totalmente novo. O primeiro passo do processo é decidir se você quer que a parede de destaque seja a maior ou a menor.

Outras pessoas estão lendo

A parede menor

Se duas das paredes do cômodo forem menores que as outras, claramente não é um cômodo quadrado. A regra geral da decoração é que você deve usar uma das paredes menores como destaque. A cor vai chamar atenção para aquela parede e criar a ilusão visual de que a parede está mais perto do que realmente está. Uma cor de destaque na parede menor vai tornar o cômodo mais aconchegante e com o tamanho mais balanceado.

Ponto focal

Uma parede realçada torna o cômodo mais quadrado, mas se possível, deve ser usada também para realçar o ponto focal do cômodo. Se uma das paredes menores do cômodo tiver uma lareira, vidraça, nicho ou obra de arte, escolha esta para o destaque.

Mais do que tinta

A tinta não é a única opção para uma parede de destaque. Papel de parede, gesso veneziano, ardósia, tijolos e madeira podem ser usados para cobrir uma parede de destaque. O material escolhido também vai ajudar a determinar qual parede deve ser designada como o "destaque". Por exemplo, se for usar gesso veneziano na parede, é melhor prestar atenção em como a luz natural bate naquela parede. Se optar por usar tijolos, tenha certeza de que o material estará em uma área bem iluminada, por causa do modo como o tijolo absorve a luz.

Fazendo a cor de destaque funcionar

Uma vez que tiver determinado qual parede vai usar como destaque e os materiais que vai usar para criar o visual, escolha cuidadosamente o tom que vai combinar melhor com o resto da sala. Imagine alguém pintando uma sala violeta com uma parede de destaque laranja. Isso seria dissonante e nada atraente, pois violeta e laranja não combinam. Existem três jeitos de escolher a cor da parede de destaque, e todos envolvem a roda de cores. Se você não usa a roda de cores desde as aulas de artes do primário, procure uma on-line ou compre em uma loja de tintas. Você pode escolher um tom complementar, o que significa que a cor da parede de destaque será a cor diretamente oposta à cor primária da parede na roda de cores. Você pode usar cores equivalentes, o que significa que a cor escolhida estará diretamente ao lado da cor primária do cômodo na mesma roda. Ou então pode ir pelo caminho monocromático, que significa escolher um tom variado da cor do cômodo coma destaque. Por exemplo, se o cômodo for ocre, a parede de destaque deverá ser marrom médio ou escuro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível