Casa

Como fazer uma parede divisória em quartos

Escrito por judi light hopson | Traduzido por marcelo couto
Como fazer uma parede divisória em quartos

Utilize uma divisória para criar mais espaços

Empty Room image by dwight9592 from Fotolia.com

Uma divisória de quartos fornece mais privacidade para qualquer local, mas seu projeto deve ser bem ajustado aos móveis e ao tamanho da sala. A construção de uma parede pode utilizar poucos materiais ou ser um processo mais complicado. Invista o tempo adequado para criar o que realmente deseja, já que materiais para um projeto realmente bom não custarão exageradamente mais do que os de um projeto simples. Provavelmente é possível comprar tudo o que for necessário em queimas de estoque de lojas especializadas.

Outras pessoas estão lendo

Ajuste à arquitetura do local

A divisória deve combinar bem com a arquitetura do local. Por exemplo, se a casa é um bangalô dos anos 1930, a nova parede deve ficar harmônica se tiver rodapés largos e uma estrutura resistente. Caso seja um bangalô tropical, ela deve ser feita de bambu e tecido. Instalar uma divisória que se choque com o estilo arquitetônico pode desvalorizar a aparência do imóvel.

Construa a estrutura

Para construir a estrutura da divisória, faça uma parede do chão ao teto. Use duas placas de cinco centímetros por dez centímetros para construir a moldura da parede. Pregue placas ao longo do teto e do piso para delinear o espaço divisor e instale vigas a cada 45 centímetros. Na maioria dos casos, a divisória não deve ter mais do que metade do comprimento ou da largura do quarto. Se passar disso, provavelmente, a luz será bloqueada e haverá uma grande barreira ao invés de uma divisória prática.

Analise livros de projetos

Projete a divisória depois de analisar várias opções. Uma divisória fixa com estrutura de madeira deve ser coberta com gesso ou madeira compensada. A madeira compensada funciona melhor se coberta com azulejos, tecido acolchoado ou pedras. Já o gesso fica bem se coberto com tecido acolchoado. Revestimento de madeira pode ser usado para cobrir a divisória diretamente sobre a estrutura das vigas. O peso da cobertura vai depender do gosto pessoal e do tempo que a divisória deverá durar. Por exemplo, se a sala tiver uma lareira de pedras naturais, é apropriado que o revestimento do seu projeto seja feito com pedras.

Construa uma divisória baixa

Algumas salas podem ser divididas com uma parede de apenas 1,20 m ou 1,50 m de altura. Por exemplo, pode-se criar privacidade para duas crianças dividirem um quarto, construindo uma divisória de 1,20 m de altura entre duas camas de solteiro. Cada criança pode usar o seu próprio lado para colocar um quadro negro, uma estante de livros ou pendurar seus desenhos. A divisória curta também fica bem entre uma porta de entrada e uma sala de estar. Com 1,50 m de altura, ela pode acomodar um armário de casacos na entrada e o espaço que sobrar acima da partição permite que mais luz entre da porta para a sala.

Faça uma divisória de dupla função

Qualquer divisória, que vá do piso ao teto, pode ser usada como parede em um ou ambos os lados. Construa uma estrutura capaz de acomodar um armário e uma estante, além de seções para aparelhos de mídia. Uma divisória entre a sala de estar e a cozinha pode ter estantes de vidro para mostrar pratos especiais. Se há a necessidade de mais espaço para armazenamento em uma área aberta, uma divisória pode ser um bom lugar para instalar uma cristaleira, um armário embutido ou estantes.

Utilize materiais transparentes

As partições podem ser construídas para acomodar uma barreira física, mas não devem interromper a iluminação. Instale tijolos de vidro como uma divisória, permitindo a entrada de muita luz em áreas distintas. Não há necessidade da estrutura ser de madeira. Entretanto, será necessário aprender sobre instalação de tijolos ou contratar alguém para fazê-lo. Divisórias de tijolos de vidro funcionam tanto em casas antigas quanto nas modernas, pois é um material que fornece um belo visual e nunca sai de moda.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media