Uma parede de sustentação pode ser substituída sem pilastras?

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma parede de sustentação pode ser substituída sem pilastras?
Paredes de sustentação suportam e distribuem o peso de pavimentos superiores (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As reformas domésticas envolvendo remoções ou substituições de parede requerem muito cuidado quando se trabalha com paredes de sustentação. Como as pilastras podem suportar quantidades substanciais de peso, elas proporcionam a resistência necessária para o suporte de pavimentos e tetos. Embora a maioria dos cantos ou extremidades das paredes requeiram algum tipo de suporte, as vigas de aço e vigas de sustentação de teto podem proporcionar uma substituição suficiente sem a necessidade de colunas adicionais.

Outras pessoas estão lendo

Paredes de sustentação

As paredes internas dentro de uma casa ou edifício variam em seu propósito e design. Algumsas paredes simplemente funcionam como divisórias entre as salas. As paredes de sustentação não apenas separam cômodos como também fornecem o suporte estrutural essencial para pisos elevados e tetos. Dependendo do layout de uma casa, uma parede de sustentação poderá ficar perpendicular às vigas de piso ou simplesmente ter uma ou duas colunas contidas dentro da própria parede. Devido às funções estruturais que desempenham, a substituição de uma parede de sustentação implica a instalação de uma estrutura tão forte quanto ou mais forte do que a parede original.

Sustentação de peso

A utilização de colunas no interior das paredes de sustentação é um método de distribuição e espalhamento do peso em todo o comprimento da parede. De fato, as paredes de sustentação transferem o peso de uma área estrutural da casa para outra. As colunas ou pilares ajudam a suportar quantidades de peso mais uniformemente. Em muitos casos, uma parede de sustentação fica no topo de colunas ou pilares que repousam sobre a fundação da casa. Estas condições permitem que as paredes de apoio transfiram o peso que está em cima para os suportes fundamentais. Assim, substituir uma parede de sustentação sem apoio de colunas implica a utilização de um outro material ou estrutura com as mesmas capacidades de suporte de peso como a parede original.

Vigas de aço

Em se tratando de materiais de construção, a resistência e a durabilidade encontrada no aço excede em muito a da madeira. As paredes de sustentação feitas de madeira requerem suportes de colunas para aumentar a resistência na manutenção da sua estrutura. Devido à resistência do material, as vigas de aço podem substituir as paredes de sustentação sem os suportes adicionais fornecidos pelas colunas. Naturalmente, as extremidades de uma viga de aço ainda requerem suporte de colunas para suspender a viga no lugar e transferir o peso para as estruturas de fundação subjacentes. No entanto, considerando o comprimento ou as porções do interior da viga, não são necessários suportes de coluna. Mesmo a viga de aço sendo uma substituição resistente para a parede de sustentação, é necessário contar com um engenheiro ou um carpinteiro experiente para lidar com os cálculos de transferência de peso envolvidos.

Aberturas nas paredes

Como as paredes de sustentação já tem um quadro estrutural estabelecido, a criação de uma abertura no interior da parede não necessita da adição de colunas de suporte. Aberturas nas paredes podem ser feitas em qualquer tamanho ou formato, desde que haja uma substituição de suporte adequada e capaz de suportar o peso. Ao contrário dos suportes com coluna, uma viga de cabeçalho fornece o suporte de apoio para a abertura na parede. Uma viga de cabeçalho atravessa o topo de uma abertura de parede e tem apoios em ambas as extremidades da viga. Na verdade, só uma parte do peso superior transferirá para a viga uma vez que uma porção da parede original permaneça no lugar. Apesar de constituir uma abordagem mais simples, os cálculos de transferência de peso ainda devem ser feitos por marceneiros experientes e engenheiros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível