Mais
×

Como usar um parquímetro

Nos últimos anos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos no Brasil cresceu 123% de 2003 a 2013, tornando cada vez mais difícil encontrar vagas nas ruas e avenidas, principalmente de grandes metrópoles do País. A utilização do parquímetro tem se tornado uma alternativa para as prefeituras que tentam melhorar a mobilidade urbana em suas cidades, evitando que o mesmo automóvel ocupe uma vaga por muito tempo. Não há mistério na utilização do parquímetro, mas, com algumas dicas, você pode evitar muita dor de cabeça e evitar cometer infrações.

Instruções

Com algumas dicas simples você pode evitar cometer infrações e dores de cabeça na utilização de um parquímetro (Flickr: Tatiane Santos | Attribution-NonCommercial 2.0 Generic (CC BY-NC 2.0))
  1. Próximo aos parquímetros existem placas que informam o valor e tempo mínimo e máximo que um veículo pode permanecer estacionado naquele local. Alguns dispositivos eletrônicos também podem informar o quanto você deve depositar para utilizar a vaga sem problemas com os fiscais de trânsito. Lembre-se de que esses locais podem contar com alguns minutos de tolerância. Se você tem certeza de que pode resolver seu compromisso dentro desse espaço de tempo, não é necessário utilizar o parquímetro.

  2. Poucos parquímetros oferecem a opção de pagamento com cédulas de dinheiro, por isso tenha sempre moedas à mão. Se você não tiver moedas, tente trocar em um estabelecimento comercial próximo. Insira o valor conforme o tempo que você pretende ocupar a vaga. O parquímetro deve indicar quanto tempo você estará garantindo conforme o valor inserido. Os novos parquímetros eletrônicos emitem um tíquete logo após o pagamento. Coloque-o no painel de seu carro de forma visível para que o fiscal possa conferir.

  3. Caso você precise de mais tempo, repita a operação e troque o tíquete. Se você ultrapassar o tempo registrado pelo parquímetro para utilização da vaga, estará cometendo uma infração de trânsito, sujeita a multa. O descuido pode custar mais do que alguns reais. Portanto, esteja atento ao horário. Se você não tiver moedas, procure um fiscal de parquímetro. Eles muitas vezes podem fazer a operação em seu lugar.

O que você precisa

  • Moedas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article