Como fazer uma parreira para pepinos

Cultivar pepinos em uma parreira irá mantê-los fora da terra e saudáveis

Wataru Yanagida/Digital Vision/Getty Images

Pepinos são cultivados em parreiras, pois se espalham rapidamente pelo chão. Usando uma parreira para colocar seus pepinos você vai economizar muito espaço em seu jardim, que poderá ser usado para o cultivo de outros vegetais ou frutas, além de dar uma aparência mais organizada. Com o pepino nas parreiras você mantém as hortaliças fora da terra onde eles são suscetíveis a fungos e doenças. É provável que você consiga construir uma parreira com materiais comuns encontrados em seu quintal.

Step 1

Pegue varas resistentes, cerca de 1,50 a 1,80 metros de altura. Você vai precisar de três varas para cada planta que esteja cultivando.

Step 2

Cave os buracos para plantar seus pepinos com uma profundidade duas vezes maior do que o tamanho da muda. Plante-as em locais apropriados de acordo com a luz solar e com os espaços necessários entre as mudas.

Step 3

Coloque três varas ou bambus em torno da planta fazendo um triângulo, deixando-as em linha reta. Force as varas de 7 a 12 centímetros no chão, e deixe pelo menos 15 centímetros de distância da planta de pepino.

Step 4

Junte o topo das varas ou bambus de modo que forme uma pirâmide. Enrole firmemente com barbante em torno do topo da pirâmide. Faça vários nós ao amarrar os topos das varas para garantir que não se soltarão quando a planta for crescer na parreira.

Step 5

Enrole o barbante em torno e abaixo da parreira em forma de pirâmide, fazendo laços em torno de cada vara ou bambu. Deixe pelo menos um espaço de 12 cm entre cada fileira de barbante.

Step 6

Amarre a ponta do barbante firmemente na parreira depois de ter amarrado abaixo. Quando a planta crescer, seus ramos vão se entrelaçar pela parreira, fazendo com que as flores do pepino fiquem mais visíveis.

eHow Brasil
×