Partes de um carro e suas funções

Escrito por dennis hartman | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Partes de um carro e suas funções
Conheça o funcionamento do seu carro (Honda S2000 AP1 - 2002 s/w image by Christian Schwendemann from Fotolia.com)

Um carro é uma máquina complexa, com vários sistemas funcionando simultaneamente. Embora a maioria dos carros modernos possuam sistemas computadorizados que estão além da compreensão da maioria das pessoas, conhecer as partes básicas e como elas funcionam torna mais fácil a tarefa de identificar problemas, fazer reparos simples e dirigir com mais responsabilidade.

Outras pessoas estão lendo

O motor

Todo carro funciona com um motor, a maioria sendo de combustão interna e que usa gasolina como combustível. A gasolina, juntamente com o ar, são armazenados em uma câmara de combustão onde são comprimidos e acesos por uma fagulha. A explosão, que acontece repetidamente, é o que põe o carro em movimento. Os motores são classificados pela quantidade de cilindros que possuem e cada em deles tem uma câmara de combustão própria. A potência total de um carro é dada em função do tamanho do motor, do tempo de combustão e do tipo de transmissão usada.

A linha de transmissão

A linha de transmissão é uma série de componentes que levam o movimento produzido pelo motor para as rodas do carro, fazendo com que ele ande para frente ou para trás. O motor é conectado ao eixo cardã (um eixo rígido de metal) através da transmissão. A função dessa peça é fazer com que as engrenagens combinem com a velocidade do motor e com a potência exigida pelo carro, não importando se a transmissão é automática ou manual. A potência, por sua vez, depende da velocidade do veículo, da inclinação da estrada e do peso do carro. As engrenagens adicionais transmitem energia do eixo cardã para as rodas.

O sistema elétrico

O sistema elétrico de um carro é alimentado por uma bateria recarregável que tira energia do próprio motor, agindo como um gerador. É usada para dar a partida no carro, fornecendo o movimento inicial do motor e alimentando itens como a bomba de combustível e o motor de arranque. Ela também é responsável por energizar faróis, rádio, medidores do painel, sinais de pisca, vidros e travas elétricas, e uma lista de sensores de segurança. Todos esses itens são ligados à bateria por meio de conexões e possuem uma série de fusíveis que garantem o funcionamento do sistema elétrico mesmo que algo queime.

Freios e rodas

Existem vários tipos de rodas e pneus para dirigir sob condições específicas. Pneus para qualquer estação, por exemplo, têm a versatilidade de poderem ser usados durante o ano todo, mesmo em situações graves. O item de segurança mais importante de um carro são os seus freios, que são divididos em dois tipos: disco ou tambor. Freios a disco utilizam um disco giratório, que é preso entre pastilhas de freio montadas sobre um dispositivo chamado pinça, para diminuir a velocidade do carro. Freios a tambor usam sapatas que são empurradas até entrarem em contato com um cilindro giratório ou tambor. Alguns carros possuem os dois tipos de freio (um tipo nas rodas dianteiras e o outro nas traseiras) para tirar proveito do que cada sistema de freios tem para oferecer de melhor.

Instrumentos do painel

Uma das partes mais observadas de um carro é a sua instrumentação. Muitos motoristas estão cientes do velocímetro e do medidor de gasolina, mas acabam não dando importância para outros instrumentos do painel que são igualmente importantes. O taquímetro, que mostra a velocidade do motor em rotações por minuto (RPM), indica quanto o motor está trabalhando. O medidor de pressão de óleo ou medidor de temperatura do motor pode ser útil para diagnosticar problemas comuns, como um vazamento de óleo ou de líquido de arrefecimento do motor, respectivamente. Desligar o carro quando a pressão do óleo baixa ou quando a temperatura do motor aumenta pode evitar uma falha catastrófica do motor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível