Saúde

Partes do corpo e funções

Escrito por richard dixon | Traduzido por natalia peres
Partes do corpo e funções

Partes do corpo e funções

Duduie: flickr.com

O organismo do corpo humano é a estrutura completa e suas partes principais são: cabeça, pescoço, tronco e membros. Cada parte possui funções diferentes e contém órgãos diferentes. Se estivermos andando, falando, dormindo, jogando, ou sentando, nosso corpo está constantemente trabalhando duro para nos manter saudáveis.

Outras pessoas estão lendo

Cabeça

A cabeça humana é a extremidade superior do corpo, conectada ao tronco pelo pescoço. Ela tem uma forma oval e contem o cérebro. Na parte frontal chamada face, a cabeça contém quatro órgãos sensitivos: nariz, olhos, orelhas e boca. Todos eles enviam mensagens de sentidos para o cérebro: o nariz envia cheiros, os olhos enviam imagens, as orelhas enviam sons e a boca envia sabores. A pele que cobre todo o corpo humano é o quinto órgão sensitivo e envia mensagens táteis ao cérebro. Com a ajuda da pele podemos sentir. O nariz também faz parte do sistema respiratório e leva o ar para dentro do corpo.

Cérebro

O cérebro é o órgão mais importante de nosso corpo. Ele é uma substância gelatinosa localizada dentro da cabeça. É protegido pro um fluído e pelo crânio (a parte de osso da cabeça). Com a ajuda de nosso cérebro podemos sobreviver (pelo processo automático de respiração), pensar, amar, criar e lembrar. O cérebro se conecta ao corpo todo através de nervos, que juntos compõe o sistema nervoso e fazem com que os outros órgãos do corpo atuem. Por exemplo: quando vemos um objeto vindo rapidamente em nossa direção, os olhos enviam a imagem ao cérebro. Depois de a informação ser processada, o cérebro envia um comando através dos nervos para nossos músculos, fazendo nosso corpo se esquivar.

Pescoço

O pescoço é a parte do corpo que conecta a cabeça ao tronco. Ele também sustenta a cabeça e ajuda a movimentá-la para frente e para trás, pra direita e para a esquerda. Outra função importante do nosso pescoço é proteger os nervos que enviam informações sensoriais e motoras do cérebro para o resto do corpo.

Tronco

O tronco é a parte do corpo que conecta todas as outras partes e contem muitos órgãos internos importantes como: coração, pulmões, estômago, fígado, rins e órgãos reprodutores. O coração é considerado o motor do corpo humano. Ele bate constantemente e bombeia sangue para o corpo todo, distribuindo oxigênio e nutrientes necessários para a sobrevivência. Os pulmões nos ajudam a respirar, enquanto o estômago digere o alimento e absorve substâncias.

Membros

Um ser humano possui quatro membros: dois braços e duas pernas. Os braços são os membros superiores, conectados ao tronco na parte superior, um na direita e o outro na esquerda. Os braços consistem em: ombros, cotovelos, antebraço, punho, mão e dedos. Com a ajuda de nossos braços podemos pegar, segurar e carregar objetos. As pernas são conectadas ao tronco na parte inferior. A perna consiste de: quadril, coxa, joelho, tornozelo, pés e dedos. Com a ajuda de nossas pernas podemos andar, correr e pular. As pernas sustentam todo o peso de seu corpo e o levam para onde ele precisa ir.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media