Mais
×

Partes do corpo de uma ninfa de libélula

Atualizado em 13 junho, 2017

Libélulas passam por uma fase ninfa, em vez de larva e pupa. Ninfas vivem e caçam na água, movendo-se para terra e ar quando as suas asas tenham se desenvolvido totalmente. Como todos os insetos, ninfas de libélula têm seis pernas e seus corpos são divididos em cabeça, tórax e abdômen.

Ninfas de libélula deixam seu ambiente aquático quando suas asas se desenvolvem (dragonfly, image by david purday from Fotolia.com)

Cabeça

Uma ninfa de libélula, como libélulas e outros insetos adultos, possuem um par de antenas em sua cabeça para ajudá-la a perceber seu ambiente. Elas também têm dois grandes olhos compostos, cada um composto de aproximadamente 28.000 olhos individuais, de acordo com o Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia. O Lábio da ninfa, ou maxilar inferior preênsil, é empurrado para frente para capturar presas.

Ninfas de libélulas têm dois olhos compostos (red eye image by Adrian Hillman from Fotolia.com)

Tórax

O tórax é a parte central do corpo de uma ninfa de libélula, é o segmento no qual as pernas e bainha da asa estão ligadas. O invólucro serve como uma cobertura protetora para as asas em desenvolvimento, de acordo com o Museu Nacional da Irlanda do Norte.

Pernas

As pernas da ninfa de libélula consistem em três seções principais: o fêmur, a tíbia e o tarso. O tarso também inclui três seções e uma garra no extremo.

Abdômen

O abdômen abriga guelras, o que permite que as ninfas de libélula respirem na água. De acordo com o Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, elas podem fazer jorrar água de suas guelras para se moverem rapidamente através de seu ambiente aquático.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article