As partes internas de um computador

Escrito por ma wen jie | Traduzido por luis batista
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As partes internas de um computador
Entenda como seu computador funciona por dentro (Comstock/Comstock/Getty Images)

Os computadores modernos são feitos de uma série de aparelhos interligados e sistemas menores. Entendê-los lhe ajudará a corrigir falhas ou problemas de execução. Embora tenha havido muitos avanços tecnológicos, a arquitetura básica de um computador se mantém relativamente a mesma desde a introdução dos primeiros PCs.

Outras pessoas estão lendo

Placa-mãe

Todos os computadores são feitos em torno de uma placa mãe, que contém todos os conectores que permitem aos vários subsistemas interagirem entre si. Os processadores (ou CPUs) e memórias RAM (memórias de acesso aleatório) são colocadas em soquetes na placa principal, enquanto outros subsistemas são conectados via cabos ou construídos em placas montados diretamente na placa-mãe.

Processador

O processador é o componente que executa todos os cálculos e manipulações matemáticas de um computador. Eles são, por vezes, dispositivos de um só chip e algumas vezes são embalados em conjunto com circuitos de suporte como memórias e buffers, montados numa placa, e embalados em conjunto numa única unidade.

Memória

RAM é a memória que os computadores usam para armazenar dados e instruções necessárias para o processador fazer funcionar o computador. A memória geralmente consiste de chips de memória e circuitos de controle montados em uma placa de circuito com pinos que se encaixam em slots de memória RAM na placa principal. Em situações em que um computador precise de mais capacidade do que está fisicamente disponível, os computadores usam um disco rígido para armazenamento adicional. Usar um disco rígido como memória temporária geralmente tem um efeito negativo sobre o desempenho do computador e é uma indicação de que o computador precisa de mais memória.

Unidades de disco

Um computador contém pelo menos uma unidade de disco. Existem vários tipos de unidades, incluindo unidades de CD ou DVD, unidades de disquetes e discos rígidos. Um disco rígido é geralmente a unidade de armazenamento principal do computador e armazena dados e programas que são carregados na memória para uso. Algumas modernas unidades de disco rígido utilizam grandes quantidades de memória sólida, isto é, que não contêm partes móveis. A maioria, porém, é feita de várias travessas de disco que giram a uma velocidade muito alta para permitir a rápida transferência de dados.

Placas de interface

A maioria dos computadores oferece suporte para uma variedade de placas de interface, como dispositivos externo de entrada ou de leitura de dados. Alguns exemplos são placas de vídeo, placas de áudio, placas de rede e modems. Modems são cartões que permitem a comunicação de dados através de linhas telefônicas convencionais. Em muitos casos, uma única placa de interface permite que muitos dispositivos sejam utilizados em um único PC. Um bom exemplo é uma entrada USB, que permite que vários dispositivos enviem e recebam dados de um sistema. No passado, a entrada USB foi implementada apenas em uma placa de interface, mas muitos computadores modernos possuem USB na placa principal, sem a necessidade de um componente adicional.

Fonte de alimentação

Todos os computadores necessitam de uma fonte de alimentação, que fornece energia precisa e constante à placa principal e outros componentes, como unidades de disco. A energia para placas de interface ou dispositivos conectados diretamente à placa principal passa através dela antes de ser enviada aos demais dispositivos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível