As partes de uma laranja

Escrito por damin chu | Traduzido por fabrício calmon
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A laranja é um hesperídio, que é uma fruta com uma casca grossa. Elas foram originalmente cultivadas no sudeste da Ásia, e agora são cultivadas em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, Itália e Brasil. Elas prosperam em clima quente e se diferem em sabor, indo de doce até azedo, dependendo de seu ambiente.

Outras pessoas estão lendo

Características

A laranja possui uma casca laranja espessa. O lado de dentro da casca é branco e é conhecido como pericarpo ou albedo. A laranja possui um fino material de cor branca anexado na parte de dentro da casca que é comestível e que faz parte da polpa da fruta. É um material que se assemelha com fios e é referido como mesocarpo. A parte comestível da laranja é divida em pedaços, são chamados de segmentos ou carpelos.

Função

A fruta é frequentemente aberta, de modo que a polpa do fruto possa ser consumida. Sua dura casca possui um sabor amargo e é normalmente jogada fora após ser descascada. A casca da laranja é às vezes ralada, podendo ser usada na culinária. Além de comer os segmentos da laranja e fazer o suco espremendo a polpa, uma série de outros produtos derivam dessa fruta. Marmelada é uma conserva normalmente feita a partir de laranjas de Sevilha. Cascas de laranja são repelentes eficazes contra lesmas nos jardins. A casca pode ser espremida para produção de óleo de laranja doce, que é utilizado pra dar sabor em bebidas e alimentos, sendo usado também em perfumes e óleos para aromaterapia.

Tipos

A laranja-da-baía foi a primeira espécie a ser cultivada no Brasil, sendo conhecida por ter uma segunda laranja, que é menor, e que cresce na base de cada fruto (no lado oposto da haste). A laranja menor está junta dentro da casca com a laranja maior, e é composta por carpelos. A laranja menor produz uma protuberância circular em uma das extremidades e se assemelha a um umbigo humano. Laranjas-da-baía não possuem sementes. A laranja valência é de uma variedade doce, usada principalmente para se fazer suco. A laranja-sanguínea é chamada também de "baía escarlate", que tem as outras características da laranja-da-baía, com uma segunda laranja menor e sem sementes.

Geografia

Laranjas são cultivadas em climas temperados ao redor do mundo. A localização da laranjeira irá afetar o sabor, tamanho e cor da laranja.

Tamanho

Laranjas variam muito de tamanho, dependendo de onde cresceram. O interior das laranjas também depende do ambiente das laranjeiras. Laranjas persas são normalmente divididas em dez carpelos.

Benefícios

A polpa da laranja é rica em vitamina C, ou ácido ascórbico, que garante o bom funcionamento do seu corpo, motivando o crescimento de células saudáveis, a defesa do organismo contra toxinas e ajudando na reparação dos tecidos e na produção de colágeno. Comer o pericarpo, que inclui o mesocarpo, fornece praticamente a mesma quantidade de vitamina C, assim como a polpa. O pericarpo é também uma fonte de pectina, uma mistura de carboidratos que reduzem o risco de flutuações do açúcar no sangue, e pode, potencialmente, reduzir os níveis de colesterol no sangue. Consumir laranjas previne escorbuto, que é uma doença causada pela falta de vitamina C no organismo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível