×
Loading ...

Partes de uma máquina de tear

Atualizado em 12 julho, 2018

Compreender as partes de uma máquina de tear é o primeiro passo essencial para tecelões. Saber como os mecanismos interagem permite que os tecelões controlem o seu trabalho e corrijam problemas que possam surgir. Muitas partes são conhecidos por vários nomes, os quais os tecelões usam alternadamente.

Loading...

Peito ou barra frontal

O peito ou barra frontal é a parte transversal horizontal na parte da frente do tear. O pano passa por cima do peito em seu caminho para a barra do pano.

Barra do pano

A barra do pano é a parte transversal cilíndrica localizada em direção à frente do tear. O pano é enrolado sobre a barra do pano.

Barra traseira

A barra traseira é a parte transversal horizontal na parte de trás do tear. Os fios da urdidura passam sobre a barra traseira em seu caminho para a barra de urdidura.

Barra de urdidura

A barra de urdidura é a parte transversal cilíndrica localizada em direção à traseira do tear. Os fios da urdidura são enrolados sobre a barra de urdidura.

Liço

Cada fio da urdidura passa por um liço. Liços mantêm os fios da urdidura separados e permitem a passagem dos fios da trama. Liços são feitos de arame ou cordão e estão ligados ao eixo.

Eixo ou arreio

O eixo, ou arreio, é a parte na qual ficam os liços. Levantar e abaixar o eixo move fios da urdidura para cima e para baixo.

Cana

A cana é o pente de aço que separa os fios de urdidura uniformemente e transforma a trama em pano.

Batedor, sarrafo ou torno

O batedor é parte que segura a cana.

Pedal

Os pedais são ligados a eixos. Pressionando-os move-se a trama de cima a baixo.

Banco

Tecelões sentam no banco para trabalhar na máquina de tear.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...