on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

As partes de uma Motosserra

Atualizado em 21 julho, 2017

Todo mundo já viu esses filmes de terror onde um lunático está perseguindo estudantes com uma motosserra levantada acima da cabeça. Porque a motosserra é a arma preferida dos assassinos de ficção permanecerá um mistério. Entretanto, identificar as várias partes de uma motosserra e suas funções é muito mais fácil de se descobrir.

Uma Motosserra (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Função

A função principal de uma motosserra é cortar madeira, então a ferramenta é usada normalmente em exploração de madeira. A exploração é um processo que consiste em cortar árvores tanto pela madeira quanto para liberação de espaço em determinadas áreas da floresta. A motosserra tem muita utilidade neste processo, pois ela é usada para cortar as árvores, remover galhos e outras folhagens e, o mais importante, cortar as árvores em toras.

Loading...

História

Embora a origem exata da motosserra seja desconhecida, acredita-se que a primeira motosserra, chamada de osteotome, foi criada por volta de1830, por Bernard Heine. Ela era usada para cortar ossos. No entanto, as versões mais modernizadas da motosserra, similares às vendidas e utilizadas atualmente, foram desenvolvidas por volta da década de 1920. Foi em 1927 que Emil Lerp, que fundou uma das primeiras companhias de venda de motosserras a gasolina, começou a desenvolver e produzir motosserras a gasolina portáteis. As originais pesavam mais de 50 quilogramas e precisavam de duas pessoas para serem operadas.

Recursos

O que faz uma motosserra serrar? Aqui estão algumas das partes principais: um silenciador é usado para abafar ou reduzir o som emitido pelo motor da motosserra. Os RPMs de uma motosserra e seu movimento são controlados pelo acelerador, que regula a quantidade de combustível bombeado para cada cilindro. Quando a pressão colocada no acelerador for removida, ele para o movimento da serra. Uma trava de acelerador é usada para manter o acelerador em seu lugar. A única maneira de ativar o acelerador é apertando a trava. A velocidade do motor é controlada por uma roda chamada de volante do motor, que também ajuda a esfriar o motor. A parte de controle da motosserra é controlada por um conector chamado de embreagem, que está ligado ao carreto. Uma válvula de descompressão é usada para soltar compressão na motosserra e permitir que ela ligue com mais facilidade.

Tipos

Existe uma variedade de diferentes tipos de motosserras, usadas para cortar diferentes tipos de materiais. Diferente de motosserras convencionais usadas para cortar madeira, existem motosserras que são feitas especificamente para cortar materiais mais resistentes como pedra, concreto e até tijolos. A diferença entre essas motosserras e aquelas usadas para cortar madeira é que essas motosserras especializadas têm lâminas diamantadas, permitindo a elas cortarem materiais mais densos com facilidade sem destruir a área em volta dos materiais que estão sendo cortados.

Prevenção/Solução

Não se engane: motosserras são perigosas; por isso elas vêm com uma série de medidas de segurança. Uma das partes mais importantes de uma motosserra é o prendedor da corrente. O prendedor, normalmente feito de metal ou plástico, é feito para proteger a pessoa que está operando a motosserra de uma corrente quebrada ou descarrilhada. A alça antivibração é feita de molas que são instaladas nas alças para limitar o estresse ergonômico que a motosserra causa às mãos e braços do operador. É recomendado pela OSHA (Administração de Segurança e Saúde do Trabalho dos EUA) que motosserras tenham essas molas instaladas. Caso ocorra um coice, o breque da corrente existe para evitar que o usuário seja ferido por ela. Desde 9 de Fevereiro de 1995 que todas as motosserras precisam vir com um breque de corrente instalado. Por ultimo, este possui um propósito bastante óbvio. Trata-se de um escudo, normalmente feito de plástico, usado para proteger as mãos do usuário de detritos provenientes da serra.

Loading...
Loading ...
Loading ...