Gastronomia

Partes da noz de kukui

Escrito por tammy bronson | Traduzido por samantha g. silva
Partes da noz de kukui

A árvore de kukui é abundante no ilha do Havaí

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A nogueira-de-iguape, ou árvore de kukui, é nativa do Havaí. O óleo extraído de suas nozes, quando aplicado na pele, mantém a nutrição necessária para prevenir o ressecamento e o envelhecimento precoce. Os imigrantes polinesianos levaram mudas da árvore para o Havaí e suas propriedades benéficas fundiram-se rapidamente à cultura havaiana. Ela é o símbolo nacional do país e seu nome significa "iluminação" na tradicional língua havaiana. Os havaianos ungem os bebês com o óleo de kukui para proteger suas peles macias do clima tropical.

Outras pessoas estão lendo

Noz

A noz de kukui pode atingir até 6 cm. A semente contendo o óleo encontra-se no interior do fruto. O óleo de kukui possui muitas aplicações, desde medicinal a velas aromáticas. A extração do óleo começa com o aquecimento da noz para facilitar sua abertura. No interior da noz, há uma polpa que envolve a semente. O óleo é produzido a partir da semente. As receitas malasianas e indonésias utilizam as nozes em molhos.

Semente

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A semente da noz de kukui é contém 50% de óleo. Acrescentar o óleo à cera das velas para facilitar a queima é uma tradição polinesiana. O aquecimento das nozes teve início no Havaí após a chegada da árvore de kukui na ilha. Para extrair o óleo, os havaianos usam uma prensa. Ela separa o óleo dos demais resíduos. Os usos do óleo incluem a impermeabilização de tigelas de madeira, base para tintas e para acender tochas.

Óleo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os havaianos usam o óleo de kukui tradicionalmente como tratamento dermatológico. Ele hidrata a pele e suaviza os efeitos causados pelo severo clima tropical. O óleo é adicionado a sabões, manteigas corporais e loções. Como o termo "kukui", em havanês, significa "iluminação", a utilização do óleo como elemento de cura é mais que tátil. Os havaianos tradicionais defendem o uso do produto como remédio natural para o corpo e para a alma.

Alergia

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Pessoas alérgicas a nozes não podem apreciar os benefícios do óleo de kukui. Por séculos, o óleo foi utilizado sem problemas, mas com o crescente número de pessoas alérgicas, consulte seu médico antes de utilizar o produto; uma reação alérgica pode ser fatal. A aplicação mais comum do óleo de kukui é para irritações dermatológicas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media