Conhecimento

Partes de plantas que obtém alimentos

Escrito por natasha gilani | Traduzido por kelly isay
Partes de plantas que obtém alimentos

Folhas produzem alimento para plantas através da fotossíntese

green leaf/ leaf icon isolated image by ramzi hachicho from Fotolia.com

As plantas têm a habilidade única de produzir o próprio alimento utilizando elementos inorgânicos e nutrientes de seus arredores, usando energia solar. Elas obtêm oxigênio, carbono e hidrogênio da atmosfera e ferro, cálcio, potássio, íons de hidrogênio, magnésio, manganês e óxido nítrico do solo. As plantas convertem água e dióxido de carbono em açúcares e amidos, em um processo chamado fotossíntese -- que são, então, usados pela planta como uma fonte de alimento.

Outras pessoas estão lendo

Raízes

As raizes são a parte da planta que fica embaixo da superfície do solo. As raízes possuem três funções principais: elas fornecem estabilidade para o corpo da planta ao ancorá-la firmemente à terra; absorvem água e nutrientes do solo e armazenam o excesso para uso posterior. As raízes absorvem potássio, fósforo, nitrogênio, magnésio, enxofre e cálcio do solo. Elas também absorvem oligoelementos, como cloro, ferro, cobre, manganês, zinco e boro. As raízes são classificadas como primárias ou secundárias. A raiz primária cresce para baixo e é responsável pela fixação da planta. As raízes secundárias surgem das primárias e possuem a função de absorver nutrientes. Muitas plantas têm raízes especializadas, conhecidas como raízes adventícias, de aeração, aéreas, grossas, finas, de palafitas, estruturais e e raízes tuberosas.

Folhas

As folhas são partes das plantas altamente especializadas que possuem várias funções. Elas são o órgão fotossintético primário e são o maior local de produção de alimento da planta. As folhas são projetadas para captar a energia solar para a fotossíntese. Elas também armazenam o alimento formado e água, para fornecê-los posteriormente às outras partes da planta. Há muitos tipos de folhas, incluindo as simples, compostas, inteiras, serradas, dentadas, sinuosas, ovais, lanceoladas e folhas pinadas. As folhas de muitas plantas armazenam alimento, como o espinafre, repolho e outros vegetais verdes e folhosos.

Caule

As funções principais do caule são fornecer suporte às folhas e flores, conduzir minerais, nutrientes e água do solo e armazená-los para a planta. O caule é o local primário para fotossíntese em algumas plantas e é usado para converter dióxido de carbono e água em alimento para a planta. De acordo com "Progress in Botany, Volume 62", a fotossíntese do caule é comum no deserto e em plantas mediterrâneas, como a família das plantas Scrophulariaceae, Asteraceae e Fabaceae/Leguminosae. O cacto é uma planta que sintetiza alimento no caule.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media