Partes de uma resenha de livro

Escrito por nacie carson | Traduzido por henry alfred bugalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Partes de uma resenha de livro
Resenhas de livros apresentam um resumo do enredo, temas e personagens (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

Uma resenha de livro é uma tarefa básica de literatura geralmente dada a estudantes do ensino fundamental ou do ensino médio, cuja finalidade é demonstrar a compreensão deles de um texto. Diferentemente de ensaios que se concentram num aspecto específico da obra, resenhas de livros apresentam um resumo do enredo, temas e personagens. Apesar de as exigências detalhadas sobre o que deve ser incluído numa resenha de livro variar de acordo com o professor, todas elas tendem a possuir uma estrutura consistente que apresenta a informação básica sobre o texto e a interpretação do leitor.

Outras pessoas estão lendo

Introdução/Visão geral

A primeira parte de uma resenha é o parágrafo introdutório. Nessa seção, o leitor inclui a informação sobre o título e autor do livro, detalhes sobre a publicação e uma breve visão geral do enredo. Informação pertinente sobre a biografia do autor também deve ser mencionada na introdução se ela se relacionar ao enredo ou às mensagens do livro. Uma observação sobre a popularidade e circulação do livro também pode ser adicionada na introdução para fornecer um contexto mais robusto para a história. O leitor pode também incluir uma afirmação sobre suas reações ao texto ou sobre a presença de temas recorrentes.

Resumo do texto

O parágrafo seguinte à introdução deve ser uma visão geral do enredo. Esta descrição incluirá a informação sobre os personagens principais, o local físico e época da história. além do desenvolvimento básico do enredo. É também importante incluir detalhes sobre o narrador da história ou o ponto de vista através do qual história é contada. A visão geral do livro não deve conter opiniões, análises de temas ou qualquer outra informação inferida. Se o livro é uma obra de não-ficção, então bastará uma ampla análise do propósito, argumento e conclusões do livro.

Análise textual

Após o resumo do livro ter sido feito, o leitor pode avançar para expor alguns temas, símbolos, analogias ou referências exteriores proeminentes encontradas no texto. Uma análise do propósito geral do autor também pode ser incluída nesta seção. Ao considerar esses pontos, o leitor pode incluir opiniões de estudiosos sobre se o autor atingiu ou não seus objetivos com sucesso, remetendo-se a aspectos específicos do texto, como a linguagem, uso gramatical e estruturação de personagem. Dependendo do número de pontos que o leitor deseja examinar, a seção de análise pode se estender por vários parágrafos.

Reação pessoal

Antes de concluir a resenha, o leitor pode querer expor sua reação pessoal ao livro. Neste parágrafo, o leitor tem o direito de comentar sobre as qualidades, temas e enredos do livro sem a necessidade de fornecer evidência textual. Dependendo das instruções do professor, esta seção pode ser escrita em primeira pessoa ou na terceira pessoa subjetiva. Alguns pontos comuns que podem aparecer na seção de reação pessoal incluem se o leitor recomendaria o livro a outras pessoas, ou se gostou do livro.

Conclusão

Todas as resenhas devem acabar com um breve parágrafo de conclusão que resume os pontos abordados nas seções de análise e reação pessoal. O parágrafo conclusivo deve unir as opiniões objetivas e subjetivas para criar um julgamento final sobre a obra, as motivações do autor ou as ações dos personagens. A inserção de uma forte citação do texto também aparece frequentemente no parágrafo de conclusão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível